Vereador participou do Jornal da Câmara, onde também tratou de demais ações de seu mandato
O vereador Luis Santos (Republicanos) foi o convidado da edição desta terça-feira, 12, do Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, quando falou sobre a criação, por sua iniciativa, do Banco de Cabelos de Sorocaba. No programa conduzido pelas jornalistas Priscilla Radighieri e Amanda Mendes, o vereador também tratou de demais ações de seu mandato.
Um dos temas de destaque da entrevista foi a criação em Sorocaba o Banco de Cabelos – por meio de lei de autoria do Executivo construída em parceria com o vereador – como incentivo à doação para confecção de próteses capilares e perucas a serem fornecidas gratuitamente às pessoas que estão em processo de quimioterapia, com alopecia, dentre outros problemas que causam queda de cabelo.
De acordo com a norma, as perucas e próteses capilares produzidas serão distribuídas para pessoas previamente cadastradas nos programas sociais do governo federal ou municipal e para aquelas que se encontram em vulnerabilidade social, vedada qualquer utilização comercial. O Poder Executivo poderá celebrar parcerias, de caráter voluntário, com organizações da sociedade civil, a fim de possibilitar a plena execução das atividades previstas na lei.
A lei também institui a Campanha Municipal de Incentivo à Doação de Cabelo a Pessoas Carentes em Tratamento de Câncer, a ser realizada, anualmente, na semana em torno do Dia Nacional de Combate ao Câncer, fixado em 27 de novembro de cada ano.
Luis Santos destacou que se trata de um projeto inédito que inclusive despertou interesse de uma emissora de televisão de São Paulo por seu pioneirismo. “Como uma política pública, vai ser maravilhoso para quem passa por esse momento difícil de quem recebe a notícia de que está com câncer. Principalmente a mulher sente muito se chegar ao problema da queda de cabelos em virtude da terapia. A ideia é que as doações de cabelos sejam repassadas em uma estrutura muito especial e receptiva”, contou o vereador, acrescentando que sugeriu o oferecimento, em contrapartida à doação, de um tratamento de beleza para as pessoas doadoras.
Demais ações – Outro tema citado na entrevista foi a sessão solene em comemoração ao Dia da Bíblia, realizada por solicitação do vereador anualmente há 15 anos. Luis Santos destacou a importância da celebração, “considerando-se a importância desse livro, não só para nossa vida, mas para a humanidade”.
O vereador também convidou a população para a sessão solene em comemoração ao Jubileu de Prata da Universidade do Trabalhador (Uniten), que será realizada por sua iniciativa no plenário da Câmara Municipal na quinta-feira, 14, a partir das 19h. Luis Santos também falou sobre sua participação do lançamento do programa Uniten nas Escolas, destacando a importância da iniciativa.
Outro tema destacado foi a campanha Dezembro laranja de conscientização e prevenção ao Câncer de Pele, instituído por lei de autoria do vereador, que alertou para o risco da exposição ao sol de forma prolongada e discorreu sobre a importância do tratamento correto, especialmente quando do aparecimento de manchas na pele.
Por fim, Luis Santos explicou sua proposta de pagamento de décima-terceira parcela para as entidades sociais em Sorocaba. O vereador afirmou que essas organizações têm basicamente o mesmo custo de uma empresa, inclusive com a obrigação de pagar 13° salário para seus funcionários, sem, contudo, contar com repasse para esse recurso. “Logo depois do fim do ano vêm todos os impostos e custos naturais do começo do ano e há uma redução nas doações. O pagamento da décima-terceira parcela é uma ação de justiça em favor das entidades, que fazem um belíssimo trabalho bom, bonito e barato. Se não fosse elas, a administração pública não daria conta do que as entidades fazem”, concluiu.
A entrevista do vereador Luis Santos também foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais da Câmara Municipal (Facebook e YouTube), onde estão disponíveis na íntegra.