Por iniciativa do vereador Dylan Dantas, também foram homenageados o secretário Alexandre Caixeiro e o comandante da GCM, Davi Dutra
O Dia da Guarda Civil Municipal foi comemorado em sessão solene realizada na Câmara de Sorocaba na noite desta segunda-feira, 11, por iniciativa do vereador Dylan Dantas (PL). Na ocasião, também foram homenageados o secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro, com o Título de Cidadão Sorocabano, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Davi Oliveira Dutra, com o Título de Emérito Comunitário.
A mesa de honra da solenidade foi composta, além do parlamentar proponente, pelo vereador Cícero João (PSD); o representante do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter 7 - Sorocaba), Luís Antonio Lara; o delegado da Seccional de Sorocaba, José Urban Filho; o secretário de Cultura, Luiz Zamuner; o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, Carlos Eduardo Paschoini; e o conselheiro do grão-mestrado da Grande Oriente de São Paulo, Antônio Francisco Mascarenhas. Na mesa estendida estiveram presentes autoridades policiais, amigos e familiares dos homenageados.
Dylan Dantas, em seu discurso, afirmou sentir-se privilegiado em poder homenagear pessoas como Caixeiro e Dutra, destacando o serviço prestado por eles em prol da população sorocabana. “Além do currículo e décadas de dedicação ao serviço público, estão homens com mérito em questão de virtude, cidadania, civismo e valores”, pontuou. O vereador citou uma frase do filme Cruzada – “Que homem é o homem que não torna o mundo melhor?” – e acrescentou: “Vocês tornam não somente uma Sorocaba melhor, um Brasil melhor, mas também um mundo melhor”.
Sobre os homenageados – Alexandre Anderson de Carvalho Caixeiro nasceu em Botucatu em 1969, filho de um policial civil e uma professora. Casado com Taís Rosangela Nunes Caricati Caixeiro, com dois filhos, é policial civil de carreira, atuando desde 1993, com vasta experiência no setor público e na área educacional.
Possui formações acadêmicas em Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Direito Empresarial e pós-graduação em Economia Empresarial pela Universidade de Sorocaba (Uniso).
Atuou em diversas unidades policiais e atualmente está à frente da Secretaria de Segurança Urbana de Sorocaba, abrangendo as divisões de Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Divisão de Operações Especiais e Inteligência.
Davi Oliveira Dutra, de 51 anos, iniciou a carreira na área de Segurança Pública em 1991, na Polícia Militar do Estado de São Paulo, e em 1996 ingressou na Guarda Civil Municipal de Sorocaba, onde permanece até hoje.
Ao longo destes anos na Guarda Civil teve a oportunidade de se formar no curso superior em Logística, fazer pós-graduação em Polícia Comunitária e MBA em Gestão de Projetos. Contribuiu para a implementação da EFAE - Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização da Guarda Civil de Sorocaba, que atende também as Guardas Civis da Região Metropolitana.
Como comandante da Guarda Civil de Sorocaba, desde 7 de novembro de 2022, tem focado seu trabalho na melhoria da qualidade do serviço prestado à população da cidade, principalmente daqueles que utilizam, bens, serviços e instalações públicas, considerando que esta é a essência da Guarda Civil, construindo uma sociedade mais segura.
A sessão solene contou em seu momento cultural com apresentações dos músicos Joel e Cristina, voz e violão, e está disponível na íntegra nas redes sociais da Câmara de Sorocaba (Facebook e YouTube).