Homenagem foi proposta pelo vereador Ítalo Moreira e realizada na tarde desta segunda-feira, 11.
Os 20 anos da Associação Amigos de São Bento, que atua pela preservação do Mosteiro de São Bento, foram celebrados na tarde desta segunda-feira, 11, em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, por iniciativa do vereador Ítalo Moreira. A entidade homenageada foi representada na cerimônia pelo presidente, Luiz Antonio Lara, e o tesoureiro Lucio Roberto Martini.
Além do parlamentar e dos representantes da Associação Amigos de São Bento, a mesa principal da solenidade foi composta ainda pelo secretário municipal de Cultura, Luiz Antônio Zamuner, representando o prefeito Rodrigo Manga. Integrantes da associação e representantes de outras entidades e autoridades também estiveram presentes na sessão solene.
“A associação é fundamental, fez boa parte da reforma do Mosteiro e continua na luta, não só par restaurar, mas para manter esse patrimônio vivo”, disse Ítalo Moreira. “Sorocaba é a única cidade de todas as Américas que cresceu ao redor de um mosteiro, que foi a primeira instituição de educação da cidade e teve papel fundamental na educação do povo”, destacou o parlamentar. Ele lembrou que o prédio religioso preserva obras sacras de diversos períodos, com valor histórico. “Por isso temos há 20 a associação que vem lutando para restaurar o mosteiro”, disse o vereador, contando sobre a trajetória da instituição.
Tesoureiro da Associação Amigos de São Bento, Lucio Martini contou que participou ativamente dos projetos de restauração do mosteiro nos vinte anos da entidade. Ele contou sobre as dificuldades para a restauração do prédio, a demora e os custos para a realização do trabalho. “Não é uma reforma, é preciso arquitetos, engenheiro e restauradores especializados. Isso tudo fica caro”, disse.
Segundo ele, os recursos são provenientes de projetos via lei Rouanet e Proac (Programa de Ação Cultural). Ele contou que foram feitas muitas obras estruturais, que não aparecem, mas que são essenciais para o prédio, e que ainda existe muito a ser restaurado. “Nossa meta agora é restaurar a fachada”, afirmou, citando a necessidade de angariar patrocínios para a realização dos trabalhos. Na sequência, foi apresentado um vídeo com registros dos trabalhos executados até agora no Mosteiro.
O secretário de Cultura ressaltou a necessidade do trabalho da associação pela importância do Mosteiro para Sorocaba e para a história do país. “Fico feliz por ter pessoas em Sorocaba cientes da importância dessa missão de, junto com outros membros, discutir qual a melhor condução para a restauração do patrimônio histórico”, disse. Em seguida, o vereador Ítalo Moreira, entregou ao presidente da Associação Amigos de São Bento, Luiz Antônio Lara, ao tesoureiro e aos demais diretores e conselheiros, inclusive “in memoriam”, votos de congratulações pelos vinte anos de trabalho da entidade.
Ao final, Luiz Lara agradeceu aos membros da associação e todos que demonstram comprometimento com o restauro do Mosteiro, “o maior patrimônio cultural de Sorocaba”, disse. Ele contou sobre a história do mosteiro, desde a doação do terreno feita por Baltazar Fernandes. “É um patrimônio não só para Sorocaba, mas também para a ordem beneditina”, lembrou. O presidente da associação lembrou da necessidade da criação da entidade e do trabalho de monges que apoiaram a iniciativa. “A associação hoje está preocupada em restaurar o mosteiro e também revitalizar o centro de Sorocaba. Desejamos que nos próximos anos o mosteiros seja iluminado e faça parte do Natal Iluminado da cidade. Precisamos deixar o mosteiro como espaço cultural para as futuras gerações, além de ser um lugar que propaga a palavra de Deus”, finalizou.
A associação - A Associação Amigos de São Bento, desde sua fundação, procura atuar em parceria com os beneditinos e o poder público municipal, visando à restauração do Mosteiro de São Bento, em torno do qual a própria cidade de Sorocaba surgiu. A entidade foi declarada de utilidade pública pela Lei nº 8.180, de 4 de junho de 2007, por iniciativa do então vereador Paulo Mendes.