08/12/2023 13h32
atualizado em: 08/12/2023 13h33
Facebook

Claudio Sorocaba (PL) e João Donizeti (PSDB) estiveram ao lado do prefeito na coletiva de imprensa realizada no Paço Municipal.

O prefeito Rodrigo Manga anunciou, na tarde desta sexta-feira, 8, o rompimento do contrato do município com a empresa  Instituto Nacional de Ciências e Saúde (INCS) para a gestão da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Éden e a intenção de transferir a administração da unidade para a Santa Casa de Misericórdia. O presidente do Legislativo, Claudio Sorocaba (PL) e o vereador João Donizeti (PSDB) participaram da coletiva realizada no Paço Municipal, que contou ainda com secretários municipais e o provedor da Santa Casa, Padre Flávio Miguel Jorge Júnior.

Claudio Sorocaba parabenizou o prefeito pela decisão, lembrando que a atual gestora da UPA do Éden recebia muitas reclamações da população. “Não podíamos deixar aquelas pessoas sofrendo”, disse. Segundo ele, com o apoio da Câmara e dos vereadores, será importante ter a Santa Casa na gestão da UPA. “Fico muito feliz de podermos dar esse passo para frente e tenho certeza que vamos aprovar essa proposta para a gestão da Santa Casa”, disse o presidente da Câmara, destacando que a troca de entidade gestora necessita da aprovação do Legislativo. Ele se comprometeu a pautar uma sessão extraordinária e cobrou celeridade na elaboração do projeto de lei.

O vereador João Donizeti, líder do governo na Câmara, destacou a importância da UPA do Éden para a cidade e os problemas enfrentados pela população da região com a atual gestão da unidade. “Agora temos a oportunidade de trazer uma entidade séria como a Santa Casa para assumir a administração. Fico feliz, e que o município possa aprovar essa proposta”, disse o parlamentar.

Troca de gestão – O prefeito Rodrigo Manga contou que a UPA do Éden é administrada por uma empresa que não tem agradado a prefeitura, que já aplicou algumas multas por conta de falhas no atendimento e zeladoria. Ele citou também uma operação realizada pela Polícia Federal na unidade para investigar a empresa. “Essa ação nos ajudou, pois conseguimos um parecer jurídico, com a somatória de ações, de legalidade para que agente pudesse oferecer um novo trabalho para a população”, disse.

Sobre as possibilidade de troca na gestão da unidade, o prefeito contou ter sondado várias entidades renomadas na cidade para assumir a UPA, entre elas Santa Casa, Gpaci e Banco de Olhos (BOS), e que a Santa Casa mostrou disponibilidade e vontade de ajudar o município. “Agora será marcada uma reunião na assembleia da entidade que, uma vez aprovada a proposta, possa assumir a unidade, essa nova gestão”, disse, agradecendo o empenho do Padre Flávio Miguel, gestor da Santa Casa, e lembrando também que será enviado um projeto de lei para a Câmara votar a iniciativa.

O prefeito informou ainda que funcionários da atual gestora não ficarão desamparados e que será criada uma comissão envolvendo várias secretárias para buscar a recolocação em outras unidades pública ou particulares da cidade. “Vamos buscar o entendimento para que verbas rescisórias do contrato sejam feitas em depósitos judiciais para garantir o recebimento dos funcionários”, afirmou. Manga explicou que o contrato com o Instituto Nacional de Ciências e Saúde se encerra no dia 30 de dezembro.

Saúde – O secretário de Saúde, Dr. Claudio Pompeo, disse que é um momento importante para fornecer o melhor serviço para a população do Éden. “Desde que surgiu a necessidade de avançar para uma nova gestão da UPA, o prefeito pediu para que fossemos buscar dentro das entidades da nossa cidade”, disse. “A gente espera que na virada do ano a gente possa contar com a Santa Casa assumindo a unidade do Éden”, disse, lembrando que a entidade já faz a gestão da UPA da Zona Leste. Ele parabenizou o padre Flávio pela disponibilidade de auxiliar a saúde do município.

O secretário jurídico, Dr. Douglas Morais, explicou que estão sendo feitos os procedimentos necessários para concluir o processo de enceramento da atual gestão e início da nova administração, de forma que a população tenha o menor impacto. Já a secretária de Governo, Samyra Toledo, ressaltou que a UPA do Éden passa para a prefeitura após o dia 30 de dezembro e que, após quinze dias, a nova gestora poderá assumir a unidade.

Gestor da Santa Casa, Padre Flávio lembrou que na data de hoje, 8 de dezembro, a entidade completa 220 anos como patrimônio do município e contou sobre o processo para aceitar o desafio, envolvendo toda a estrutura administrativa . “O que fez a Santa Casa abrir a possibilidade do serviço é justamente o nosso amor pelos doentes e a preocupação com a saúde pública”, contou. “Estamos a disposição para servir o povo sorocabano mais uma vez se necessário”, finalizou.