08/12/2023 10h57
Facebook

A iniciativa é do vereador e pastor Luis Santos (Republicanos), que vem realizando a solenidade todos os anos

O “Dia da Bíblia” foi celebrado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de quinta-feira, 7, no plenário da Casa, com a participação de dezenas de líderes religiosos e famílias cristãs. A iniciativa de celebrar a data foi do vereador Luis Santos (Republicanos), que vem realizando a solenidade todos os anos e ressalta o papel basilar das Escrituras Sagradas não só na vida dos cristãos, mas em toda a civilização ocidental.

O vereador e pastor Luiz Santos presidiu a sessão solene e dividiu a mesa de honra com as seguintes personalidades: pastor Davilson José de Araújo, da Igreja Presbiteriana Renovada; pastor Julio Dornelles, da Igreja em Família; pastora Kátia Boldrin; pastor Daniel Crepaldi; e Danilo Santos, diretor de área da Prefeitura de Sorocaba, representando o prefeito Rodrigo Manga. Na mesa estendida estiveram presentes: Fausto Sanches, Luiz Fernando de Medeiros, Marcelo Mena, Nelson Malzone, Paulo Martins de Oliveira Belo, Priscila Thais dos Santos Moreira, Wilson Ferraz e Alexandre Ascêncio, representando o secretário da Saúde, Cláudio Pompeo. 

“Livro dos Livros” – “Essa é a 15ª sessão solene que realizamos ao longo dos anos em que estamos nesta Casa de Leis para celebrar o Dia da Bíblia. A Bíblia é o Livro dos Livros. Como dizia o grande pregador Billy Graham [1918-2018], a Bíblia é mais atual do que o jornal de amanhã. Milhões de vidas foram transformadas por sua leitura. Conheci várias pessoas que aprenderam a ler lendo a Bíblia, que é um presente de Deus para a humanidade, é o manual do ser humano. Deus não deixou o ser humano sem um manual para guiar-lhe o caminho” – afirmou Luis Santos.

“De onde viemos e para onde vamos? Essa é uma pergunta que gera muito desconforto, inclusive para os filósofos ao longo da história. Por isso, surgem muitos livros de autoajuda, que muitas vezes deixam as pessoas ainda mais confusas. Entretanto, temos a Bíblia, escrita em aproximadamente 1.600 anos por 40 autores, o que mostra que a Bíblia, já em sua composição, é um milagre, com um fio condutor que vai do Gênesis ao Apocalipse” – enfatizou Luis Santos, que também lamentou os ataques que a Bíblia vem sofrendo. Em seguida, outras pastores presentes também falaram sobre a importância da Bíblia.

Apresentações musicais – O evento contou com apresentações musicais da banda Pilgrim Bluegrass, formada por Caio Freddi (banjo e voz), Kelvin Vasques (violão) e Felipe Freitas (percussão). “O nome da banda, ‘Pilgrim’, é peregrino em inglês e o bluegrass é uma vertente da música country, é como o sertanejo e a música de viola aqui no Brasil”, explicou o líder da banda, que apresentou versões e composições próprias com letras voltadas para o louvor e a evangelização e ritmos tradicionais da música norte-americana e brasileira, como o baião, utilizando a música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, como música incidental executada no banjo e letra evangélica.

O evento também contou com apresentações musicais da cantora Mari Andrade, acompanhada por Eliel Ornieski (teclado) e Léo (percussão). O trio também apresentou músicas instrumentais. A sessão solene contou, ainda, com apresentações do Coral da Igreja Presbiteriana Renovada, que apresentou hinos natalinos, além de “Aleluia”, de Haendel (1685-1759), numa versão em português. O cantor Jaylon Agostinho também se apresentou na sessão solene, que foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook), nas quais está disponível na íntegra. 

Dia da Bíblia – O Dia da Bíblia integra o calendário oficial do Brasil, por meio da Lei Federal nº 10.335, de 19 de dezembro de 2001, que instituiu a celebração da referida data no segundo domingo de dezembro de cada ano. Essa data também foi incorporada ao calendário oficial do Município de Sorocaba por intermédio da Lei nº 5.553, de 12 de janeiro de 1998, de autoria do então vereador Moacir Luis de Oliveira.

A data começou a ser comemorada em 1549, na Grã-Bretanha. No Brasil, foi introduzida nos meios cristãos em 1850, com a chegada de missionários evangélicos provenientes da Europa e dos Estados Unidos. A divulgação da Bíblia no país ganhou impulso a partir de 1948, com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil. A entidade mantém o Museu da Bíblia, em Barueri, um dos mais importantes do mundo em seu gênero, com edições raras da Bíblia e exemplares em mais de mil línguas.