Presidente e assistente social da instituição participaram do programa da Rádio Câmara desta sexta-feira, 8, quando falaram também dos projetos sociais e educacionais da entidade
O primeiro programa “Manhã Câmara” do mês de dezembro recebeu nesta sexta-feira, 8, a presidente do Instituto Elevar, Verônica Dantas, e a assistente social da entidade, Brenda Siqueira, que falaram sobre a terceira edição do evento “Fábrica dos Sonhos”. No programa da Rádio Câmara, conduzido por Priscilla Radighieri, as convidadas também relembraram a criação do projeto, em 2016, que fica no Jardim Magnólia e que nasceu com propósito educacional e de formação e qualificação profissional.
Desde então, a entidade expandiu sua atuação para outras áreas como esporte, arte e cultura, com atividades voltadas a diversas faixas etárias e atendendo atualmente a todo o Município. Um dos destaques do instituto é o Projeto “Elevando Mulheres” que promove o empoderamento feminino e a geração e renda. Outro foco são as crianças e adolescentes, com projetos de inclusão digital e ingresso no mercado de trabalho. “No nosso espaço ampliamos o universo de oportunidades dos jovens. Então, nossas atividades fortalecem o planejamento de futuro, construção de carreiras e de sonhos, além do uso consciente da tecnologia”, destacou Brenda.
Fábrica dos Sonhos – Na sua terceira edição, o projeto “Fábrica dos Sonhos”, é um evento natalino promovido pelo Instituto Elevar com iluminação, música e outras atrações, que acontece até o dia 30 de dezembro na Avenida Sorocaba, 500, esquina com a Alameda Itália, no Jardim Magnólia. A partir desta sexta, o espaço estará aberto todos os dias das às 19h às 22h. O ingresso é a aquisição de um panetone, sendo gratuito para crianças de até 12 anos.
“Quando as pessoas chegam lá, é como se voltassem a ser crianças. É o momento de pararem e fazerem uma revisão do que aconteceu em suas vidas neste ano, como se aquela iluminação maravilhosa, fosse mesmo um lugar de magia”, destacou Verônica Dantas. A presidente lembrou ainda que no local existe o espaço gastronômico e a feira de artesanato, com produtos produzidos pelos alunos do instituto. Também na noite desta sexta-feira, 8, a partir das 20h, haverá uma apresentação no Teatro Municipal Teotônio Vilela das atividades culturais promovidas pelo instituto durante todo o ano.
Educação política - O Instituto Elevar também está firmando uma parceria com a Câmara de Sorocaba, por meio da Escola do Legislativo e do Lab-Leg, para a disponibilização em plataforma educacional do “Curso Decifrando o Legislativo Municipal”, que está sendo produzido por servidores da Casa, com foco na educação política. O projeto está em fase de finalização e em breve estará disponível, gratuitamente e de forma digital, a toda a população.
O Instituto Elevar, que conta com diversos cursos gratuitos e atende mais de 700 pessoas, foi foco de emendas parlamentares dos vereadores no orçamento deste ano e também no próximo, sendo que os recursos serão aplicados na ampliação das atividades, como destacou a presidente Verônica Dantas. A entidade também planeja a construção de sua sede própria. A entrevista completa com as representantes do Instituto Elevar pode ser vista na íntegra nas redes sociais da Câmara Municipal de Sorocaba.