07/12/2023 16h06
Facebook

Vereadora indica como causa a precariedade das Estações de Tratamento e Esgoto (ETEs) do SAAE.

A vereadora Iara Bernardi (PT) anunciou na Sessão Ordinária desta quinta-feira (07) uma denúncia protocolada ao Ministério Público do Estado de São Paulo sobre o decaimento das condições ambientais do Rio Sorocaba e de seus afluentes.

O documento, que pede a apuração da condição do rio, tem como base, inicialmente, o relatório da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que revela o declínio da qualidade da água a partir de 2020.

Em 2021, a Câmara Municipal de Sorocaba e a ouvidoria da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ) receberam denúncia de condições progressivas de sucateamento de equipamentos de quatro Estações de Tratamento de Esgotos da cidade de Sorocaba.

Após vistoria, a Comissão Parlamentar Independente (CPI) da Câmara concluiu que o SAAE vem sofrendo um sucateamento de equipamentos devido à falta de manutenções preventivas e corretivas.

Em agosto deste ano, a imprensa de Sorocaba noticiou que servidores do SAAE denunciam que milhares de litros de esgoto, sem qualquer tratamento, foram despejados diretamente no córrego Itanguá, um dos principais afluentes do Rio Sorocaba.

Lançar esgoto nos cursos que cortam o perímetro urbano sem o tratamento adequado, provoca contaminação da água, do solo e até da atmosfera ao alterar suas propriedades naturais.

Sendo assim, a vereadora indica como causa a precariedade das Estações de Tratamento e Esgoto (ETEs) e, se comprovada a atividade degradante do SAAE, solicita a reparação integral dos estragos.

(Assessoria de Imprensa – vereadora Iara Bernardi/PT)