Vereador afirma que casos da doença aumentaram mais de 300% em Sorocaba
O vereador Fernando Dini (PP) tem demonstrado preocupação diante dos mais de 4 mil casos de dengue registrados em Sorocaba neste ano. O aumento é de 4 vezes mais em comparação com 2022, quando a cidade registrou 1088 casos da doença.
“Sabemos que o aumento de chuva em 2023 contribuiu para esse crescimento, mas a cidade precisa estar sempre preparada para evitar uma epidemia de dengue. “, afirmou o vereador.
O número de mortes confirmadas por dengue também subiu, registrando um aumento de 200%. De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, em 2022 ocorreu um óbito pela doença contra três neste ano.
“Infelizmente muitas pessoas não têm consciência da gravidade da doença e não cuidam da maneira adequada de seus quintais e estabelecimentos comerciais que em uma área externa podem acumular água de alguma maneira. Precisamos nos mobilizar para evitar que a doença tome conta de nossa cidade”, disse o vereador, que passou a cobrar da administração pública ações mais intensas de combate e enfrentamento da dengue no município.
Fernando Dini ainda enfatizou a importância de ações que podem parecer simples, mas que conseguem evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. “Fechar a tampa de um contêiner, o descarte correto de lixo reciclável e tantas outras iniciativas podem evitar o aumento de casos da dengue e não apenas desta doença, mas de outras que também podem levar a morte como a febre amarela e a Chikungunya. Precisamos de campanhas, ações, mais agentes nas ruas e até nas escolas falando sobre isso”, finalizou o vereador.
(Assessoria de imprensa – vereador Fernando Dini – PP)