07/12/2023 10h15
atualizado em: 07/12/2023 10h36
Facebook

Vereador discorreu sobre leis, projetos e requerimentos de sua autoria em benefício da população sorocabana

Monitoramento de ferros-velhos em Sorocaba, distribuição de medicamentos de alto custo, campanha Dezembro Vermelho e transporte de animais nos ônibus foram alguns dos temas tratados pelo vereador Fábio Simoa (Republicanos) em entrevista concedida nesta quinta-feira, 7, ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara.

Simoa explicou o projeto de sua autoria – aprovado pela Câmara Municipal e que seguirá para sanção ou veto do prefeito – que tem como objetivo fortalecer o sistema já existente de monitoramento de imagens nos estabelecimentos que comercializam ferros-velhos, sucatas e afins, instituído pela Lei nº 12.680, de 3 de novembro de 2022, também de sua autoria.

O projeto prevê que os referidos estabelecimentos deverão manter arquivadas as imagens captadas nas últimas 120 horas corridas para fins de fiscalização. Também proíbe o ingresso de bens materiais, mercadorias e qualquer outro item em sacolas, embalagens, caixas ou similares confeccionados em materiais que não sejam transparentes ou que dificultem sua visualização. E estabelece prazo de 180 dias para adequação à norma, caso aprovada.

“Esse é mais um mecanismo para inibir e combater a ilicitude dentro do município de Sorocaba. Nós trabalhamos para as pessoas de bem. 90% das pessoas que trabalham com comércio de sucates, ferros-velhos e desmanches são honestos, mas há os 10% que fomentam a ilicitude e eles devemos combater. A fiscalização inibe, sabemos que não é o bastante, mas é mais um mecanismo para combater a ilicitude e venda de produtos furtados na cidade”, afirmou.

Remédios de alto custo – O vereador discorreu também sobre requerimento de sua autoria que solicita a entrega de medicamentos de alto custo diretamente na casa das pessoas mais necessitadas. Simoa lembra que durante a pandemia houve distribuição de medicamentos em domicílio, porque não podia haver contato, e reivindica o retorno do serviço para pessoas acamadas. “Com um simples convênio poderia haver distribuição de fraldas, insumos, medicações”, exemplificou. 

Fábio Simoa falou também sobre a campanha Dezembro Vermelho, de prevenção do HIV e demais doenças sexualmente transmissíveis. Ele enfatizou a importância das testagens, lembrando que os exames podem ser realizados gratuitamente no Centro Municipal de Atenção Especializada (CMAE), e incentivou as pessoas a propagarem a campanha, por meio do whatsapp e redes sociais. 

Transporte de animais – Fábio Simoa falou sobre a lei de sua autoria que permite o transporte de animais dentro dos ônibus em Sorocaba. Ele citou diversos exemplos de cidades de grande porte no Brasil e inclusive no exterior onde há vários anos também há permissão para a entrada de animais no transporte público, inclusive nos metrôs. O vereador enfatizou que a norma já está em vigor em Sorocaba.

Por fim, Simoa divulgou a Campanha de Natal de Brigadeiro Tobias, que completa 20 anos e por meio da qual haverá distribuição de presentes para mais de 5 mil crianças neste mês. O vereador anunciou que no dia 10 de dezembro haverá a chegada do Papai Noel na Praça Alberto Sarti, na Avenida Bandeirantes.

O Jornal da Câmara foi transmitido ao vivo pela Rádio e pela TV Câmara Sorocaba, assim como pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde estão disponíveis na íntegra.