A vereadora participou do Jornal da Câmara nesta terça-feira, 5, e falou ainda sobre temas de saúde e educação no município.
A vereadora Iara Bernardi (PT) defendeu a implantação de fiação subterrânea em Sorocaba durante a participação no Jornal da Câmara, a manhã desta terça-feira, 6. Na entrevista, transmitida pela Rádio Câmara Sorocaba, a parlamentar falou sobre a importância da iniciativa, que é tema do Projeto de Lei nº 153/2020, de autoria conjunta com o vereador Silvano Jr. (Republicanos).
A vereadora lembrou dos últimos incidentes climáticos na cidade, que ocasionaram a queda de árvores, rompimento de fiação e a interrupção de energia em diversos bairros. “Por conta disso houve muitos pedidos para corte de árvores, mas o que devemos fazer é plantar novas árvores e o cabeamento subterrâneo facilita isso”, disse a vereadora, destacando que em muitos países e cidades essa iniciativa já é realidade.
Iara contou que a primeira proposta sobre o tema foi apresentada pelo ex-vereador Crespo, em 2012, e que ela reapresentou uma legislação em 2020, sendo que desde então novas avenidas estão sendo construídas com cabeamento subterrâneo, onde não houveram ocorrências com as tempestades na cidade. Ela disse que apresentou ainda outras propostas sobre o mesmo tema, mas que não foram aprovadas. A vereadora contou que até hoje ainda existem pontos sem energia e muitos cabos caídos pela cidade. “Enquanto persistir essa situação não dá pra dizer que Sorocaba é uma cidade moderna e inteligente”.
Iara também falou sobre a realização da Audiência Pública em celebração aos 50 anos do Movimento Hip-Hop e a proposta de criação de uma Comissão Especial para acompanhar a Conferência Nacional de Educação, que será realizada no final do mês de janeiro. “É um momento extremamente importante pois ali se definem os rumos da educação no Brasil”, afirmou a vereadora, destacando que muita metas da área deixaram de ser cumpridas nos últimos anos, entre elas o resgate de estudantes para o ensino médio, com bolsa para permanência dos alunos.
A vereadora tratou ainda da fiscalização na área da educação em Sorocaba, com a realização de visitas em unidades de ensino e as falhas encontradas, como escolas com problemas estruturais. “Uma escola que visitei no Central Parque, ela rachou no meio”, alertou. Iara criticou a terceirização no setor, com a entrega de creches para administração de entidades sociais, que tem ocasionado a defasagem salarial dos funcionários.
Sobre a área da saúde, a parlamentar citou a fila para cirurgias de pacientes que deixaram de ser atendidos, a falta de remédios nas unidades básicas e a intervenção da Polícia Federal na UPA do Éden. “A situação da saúde, o prefeito já reconheceu, que é um dos problemas mais sérios da cidade”, disse. Ela contou ainda sobre problemas nos prédios que atendem aos serviços de saúde e no atendimento de pacientes com câncer no município. O Jornal da Câmara foi transmitido ao vivo também pela TV Câmara Sorocaba e pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde está disponível na íntegra.