Vereador também falou sobre Programa de Incentivo ao Biogás e outros assuntos no Jornal da Câmara
A inauguração do Centro de Controle e Operações Integradas (CCOI) de Sorocaba, prazo para corte no fornecimento de água, programa de incentivo ao biogás e o Dia do Boxeador Sorocabano foram os temas abordados pelo vereador Dylan Dantas (PL) em entrevista ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, na última quinta-feira, 30.
Dylan Dantas contou que o Centro de Controle e Operações Integradas foi criado pela Prefeitura de Sorocaba por meio de recursos de emenda do deputado Danilo Ballas (no valor de R$ 2 milhões), com intermediação do vereador, além de emenda do próprio parlamentar sorocabano (R$ 700 mil).
Ele explicou que o CCOI tem como objetivo promover a segurança da população, melhoria no tráfego urbano e agilidade no atendimento de ocorrências com mais de 2.500 câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade, que podem se transformar em mais de 50 mil câmeras, porque o sistema tem integração com a iniciativa privada e inclusive as câmeras residências podem disponibilizar imagens para colaborar com o monitoramento do Poder Público.
“Se um meliante entra num bairro para cometer um crime, ele será muito mais facilmente identificado, monitorado e acompanhado para porventura ser preso”, afirmou Dylan Dantas, explicando que as câmeras têm sistemas inteligentes para, por meio de detector de movimentos, alertar ao operador caso haja alguma movimentação suspeita ou identificação de pessoas armadas, por exemplo.
“Nossas forças de segurança têm muita dificuldade para manter presos os meliantes, por uma série de burocracias. Por não ter punição, eles continuam cometendo crimes. Com o sistema, as imagens vão servir de prova e ajudar a manter alguns dos criminosos presos”, concluiu.
Projetos aprovados – Na entrevista, o vereador Dylan Dantas também discorreu sobre alguns dos mais recentes projetos de lei de sua autoria aprovados na Câmara Municipal, como o que estabelece um prazo de aviso antes do corte de água dos munícipes, por parte do Saae.
O projeto, que aguarda sanção ou veto do Executivo, estabelece o prazo mínimo de 60 dias para haver corte de água, a partir da notificação da concessionária. “É um tempo suficiente para os munícipes conseguirem sanar os atrasos”, afirmou o vereador, acrescentando que o projeto também determina que, a partir do pagamento, a concessionária terá o prazo de uma hora para refazer a ligação do fornecimento de água.
Dylan Dantas falou também sobre o Programa de Incentivo à Produção de Biogás, previsto por projeto de sua autoria também aprovado no Legislativo, que tem o objetivo de promover a produção de biogás a partir de dejetos animais e resíduos orgânicos, incentivando a geração de energia limpa. Segundo ele, o investimento na tecnologia por parte dos produtores rurais é vantajoso de curto para o médio prazo, pois gera economia, com a vantagem de ser ambientalmente favorável, além de contribuir para criação de empregos e fortalecimento da agricultura local.
Por fim, Dylan Dantas demonstrou seu apoio ao esporte, sendo autor da lei que instituiu o Dia do Boxeador Sorocabano. O vereador contou que a cidade tem vários atletas de expressão, inclusive um medalhista olímpico, que é o Abner Teixeira. “Tendo essa data eles podem buscar parcerias tanto através do Poder Público quanto também da iniciativa privada. A data facilita a realização de eventos”, afirmou.
O Jornal da Câmara foi transmitido ao vivo também pela TV Câmara Sorocaba e pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde está disponível na íntegra.