Segundo o vereador, a referida via está classificada como privada no Plano Diretor, quando deveria ser uma via pública
O vereador Luis Santos (Republicanos) defende a revisão do zoneamento urbano da Rua Gabriel Seme Cury no Plano Diretor de Sorocaba, que está em fase de revisão decenal. “A referida rua está classificada no atual Plano Diretor como via de condomínio, ou seja, é tida como propriedade privada, quando deveria ser classificada como via pública”, sustenta.
Segundo o parlamentar, a rua “é manifestamente uma via pública, haja vista que não há portaria ou qualquer controle de acesso, entretanto, sua classificação urbana consta como condomínio fechado”, o que, segundo Luis Santos, tem acarretado uma série de transtornos, já que a via é relativamente extensa, e nasce perpendicularmente à Rodovia Raposo Tavares.
Luis Santos observa que, pelo fato de ser classificada como uma via privada, a Rua Gabriel Seme Cury deixa de receber investimentos. “Há inclusive empresários que desejavam instalar suas empresas nessa via, mas isso se torna inviável, devido à impossibilidade de instalar legalmente uma empresa, com CNPJ, num local privado”, explica.
Em razão disso, o vereador Luis Santos, por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, solicita ao Executivo, através do setor competente, a inclusão da Rua Gabriel Seme Cury na revisão decenal do Plano Diretor de Sorocaba, para que ela venha a ser classificada como via pública.