Entidade criada em 2020 presta assistência a crianças com autismo
Foi publicada no Jornal do Município, a Lei 12.928, de 29 de novembro de 2023, de autoria do então vereador, hoje deputado estadual Vitor Alexandre Rodrigues, o Vitão do Cachorrão (Republicanos), que declara de utilidade pública a Instituição Azulosa, que presta assistência a autistas.
Ao entrar em pauta, a proposta apresentada por Vitão antes de assumir o cargo de deputado, foi encampada pelo vereador Fábio Simoa (Republicanos), que defendeu sua aprovação em plenário. A entidade sem fins lucrativos foi fundada em 8 de fevereiro de 2020, com sede na Rua Antonio José Castronovo, nº 325, no Jardim Santa Rosália, além de contar com unidade de atendimento na Rua Gilda de Abreu, n° 84, no Jardim Santa Paula.
Nas unidades da instituição são realizados atendimentos de psiquiatria para crianças, musicoterapia, atendimento psicológico e suporte para os familiares, além de aulas de artesanato e o Bazar, cuja renda é revertida para consultas e diagnóstico. O objetivo da entidade é oferecer serviço de acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, com laudos médicos, por meio de equipe multiprofissional visando identificar as necessidades das pessoas atendidas e seus familiares, buscando seu desenvolvimento.