A iniciativa foi do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que ressaltou a importância da entidade para crianças e adolescentes
Os 40 anos da Casa do Menor de Sorocaba foram comemorados em sessão solene da Câmara Municipal, na noite de sexta-feira, 1º de dezembro, no plenário da Casa. A iniciativa foi do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que ressaltou os serviços prestados pela entidade ao município por meio da busca do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e suas famílias.
João Donizeti presidiu a sessão solene e dividiu a mesa de honra com Cristiane Jordão Araújo, presidente da Casa do Menor; Priscilla La Vega, representando o prefeito Rodrigo Manga e a primeira-dama Sirlange Maganhato; Sydney Benedito de Oliveira, representando o presidente da Loja Maçônica Brasil III, Benhur Marcelino; professor Oscar Fonseca Vieira, irmão do fundador da Casa do Menor, Eduardo Álvaro Vieira; José Lázaro Ferraz, presidente do Rotary Club de Sorocaba Manchester; Carla Frabetti, diretora de compras Grupo Prysmian (antiga Pirelli); e o assessor parlamentar Bruno Resta, representando a deputada estadual Maria Lúcia Amari (PSDB).
Na mesa estendida estiveram presentes representantes de instituições e estabelecimentos empresariais que apoiam a Casa do Menor de Sorocaba: Leve Brisa Produtos de Limpeza (Antônio Aparecido da Silva), Higa Atacado (Marcos Souza), Padaria Real (Samantha Villalon), RR Inox (Ricardo Vieira e Robson Vieira), Univar Solutions (Jocelene Furlan) e ZF do Brasil (Valdirene de Oliveira Paz Moreno).
Durante a sessão solene, foram homenageadas com votos de congratulações dezenas de crianças assistidas pela Casa do Menor de Sorocaba, entre elas, a menina Amanda Simões Mesquita, pelo lançamento do livro “O Que é a Casa do Menor para Mim”. O evento também contou com apresentações musicais da cantora Teresa Baddini, acompanhada pelos músicos Paulo Amaral, Vicente, Luiz César e Luiz Alves.
“Exemplo de filantropia” – Em seu discurso, o vereador João Donizeti falou da importância de se olhar para o futuro, que são as crianças assistidas pela Casa do Menor de Sorocaba, e também reverenciar o passado, reconhecendo o trabalho desenvolvido pela instituição ao longo de seus 40 anos. “Sorocaba se destaca nacionalmente pelo seu trabalho comunitário e de filantropia, exercido por entidades como a Casa do Menor, o que muito nos orgulha”, afirmou o parlamentar, que discorreu sobre o “direito de sonhar”, que alicerçou a entidade e possibilitou sua criação.
“Há 40 anos, em 1983, um homem, juntamente com outros voluntários, lutou pelo direito de nossas crianças e adolescentes poderem sonhar. O Dr. Eduardo Álvaro Vieira fundou a Casa do Menor de Sorocaba, juntamente com outros filantropos, com o objetivo de prestar serviços na área de assistência social e de acolhimento institucional para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos em situação de risco pessoal ou social, cujas famílias ou responsáveis encontravam-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção dessas crianças e adolescentes”, afirmou João Donizeti.
“A Casa do Menor de Sorocaba acolheu centenas e centenas de crianças e adolescentes, possibilitando a transformação de vidas deles e de seus familiares. Em quatro décadas, foram inúmeros programas e projetos desenvolvidos em parceria com voluntários, com o setor privado e com o setor público. Essa é uma história repleta de amor, dedicação e, acima de tudo, de cidadania. Parabenizo a todos os coordenadores, colaboradores, diretores, parceiros, patrocinares e todos os voluntários que contribuíram e contribuem para essa história” – enfatizou João Donizeti ao enaltecer a entidade pelo trabalho desenvolvido.
Histórico da instituição – A Casa do Menor de Sorocaba foi fundada em 1983, com o objetivo de acolher institucionalmente crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses, em situação de risco pessoal e social, acolhendo, desde então, centenas de crianças e adolescentes. Em outubro de 2020, o serviço de acolhimento institucional foi encerrado e a Casa do Menor de Sorocaba implementou uma série de adaptações em sua estrutura física, com o objetivo de adequá-la à realização do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, como parte da “Proteção Social Básica”.
A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais da Câmara Municipal de Sorocaba (YouTube e Facebook), nas quais pode ser vista na íntegra.