01/12/2023 18h30
atualizado em: 04/12/2023 09h13

Serão distribuídos autotestes de HIV para todos os parlamentares, servidores, prestadores de serviço e voluntário do Legislativo.

Em apoio à campanha Dezembro Vermelho, de conscientização para a prevenção contra a doença e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a Câmara Municipal vai promover, no próximo dia 6, uma ação interna direcionada aos parlamentares, servidores, prestadores de serviço e voluntário do Legislativo, com a distribuição de autotestes para diagnósticos de HIV aos interessados.

A iniciativa é promovida pela Escola do Legislativo, Laboratório de Inovação (LabLeg), Rádio Câmara e Seção de Recursos Humanos do Legislativo, e leva o nome de Campanha "Dezembro Vermelho: prevenção e informação salva vidas", com o objetivo de conscientizar e oferecer informações relevantes sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em especial ao HIV/AIDS, para todos os públicos que compõem a Câmara Municipal de Sorocaba. Além dos autotestes, está prevista a distribuição de preservativos e folhetos informativos, tudo fornecido pelo Centro Municipal de Atenção Especializada (CMAE).

Dezembro Vermelho – A Câmara Municipal de Sorocaba aderiu à campanha mundial "Dezembro Vermelho", de conscientização para a prevenção contra a doença e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), nesta sexta-feira, 1º dezembro, Dia Mundial Contra a Ainda. Durante este mês, a campanha será abordada nos canais de comunicação da Casa (TV Câmara, Rádio Câmara, site e redes sociais), com o intuito de levar informação à população sobre prevenção e a importância da testagem.

Teste Rápido – De acordo com informações da Prefeitura de Sorocaba, os testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis, e hepatites B e C estão disponíveis à população em geral no Centro Municipal de Atenção Especializada (CMAE) - localizado à Rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência. A unidade funciona às quartas-feiras, das 7h às 19h30, e nos demais dias da semana, das 7h às 15h30. Outra opção é procurar uma das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os testes rápidos ficam prontos entre 15 e 20 minutos.