30/11/2023 08h04
atualizado em: 30/11/2023 14h49

De autoria da vereadora Iara Bernardi (PT), a resolução irá trabalhar para a construção de políticas públicas em prol do movimento

Sorocaba passa da contar com a Frente Parlamentar de Apoio à Cultura do Hip-Hop, composta pelos vereadores da Câmara Municipal de Sorocaba que aderirem a ela e que tem como objetivo a construção de políticas públicas de fomento, divulgação e apoio ao referido movimento. É o que prevê a Resolução nº 531, de 28 de novembro de 2023, de autoria da vereadora Iara Bernardi (PT), publicada no Jornal do Município.

A frente parlamentar tem como objetivo promover audiências públicas, simpósios, encontros, seminários e outras atividades similares para debater o movimento hip-hop, recebendo sugestões, propostas e estudos sobre o tema, a fim de definir políticas públicas que busquem soluções para as dificuldades encontradas pelo movimento.

Outro objetivo da frente é elaborar propostas legislativas destinadas a defender as necessidades do movimento e promover o diálogo entre as diferentes instâncias públicas e as entidades da sociedade civil quanto à promoção de ações que visem o apoio e a construção da cultura hip-hop no Estado de São Paulo, entre outras ações. A sociedade civil terá garantida sua participação em todas as atividades promovidas pela frente parlamentar.

Na justificativa da resolução, Iara Bernardi afirma que o hip-hop é um movimento cultural presente em diferentes metrópoles mundiais, composto por quatro elementos culturais: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj’s e Mc’s e Street Dance (dança de rua). O quinto elemento seria o conhecimento. Historicamente, o hip-hop surgiu no bairro do Bronx nova-iorquino, definindo-se como um movimento em 1973, por isso, em 2023, comemora-se seu primeiro meio século de vida.

No Brasil, o movimento começou a ser divulgado no início da década de 80, através do break. Em 1988 foi lançado o primeiro registro fonográfico de rap brasileiro através da coletânea “Hip-Hop Cultura de Rua” pela gravadora Eldorado. Iara Bernardi observa que “o hip-hop, a partir da arte, deu visibilidade a denúncias sobre as condições de vida da população mais pobre, das desigualdades e vulnerabilidades existentes e das violências praticadas nas periferias principalmente em relação aos negros e negras”.

A resolução foi promulgada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL).