Por iniciativa do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), foram homenageados profissionais da biomedicina, que atuam em várias áreas da saúde
Com o objetivo de valorizar os profissionais da biomedicina, reconhecendo sua importância para a promoção da saúde, a Câmara Municipal de Sorocaba realizou uma sessão solene, na manhã de sábado, 25, no plenário da Casa, quando foram homenageados biomédicos que atuam em várias áreas da saúde. A iniciativa foi do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que vem realizando a homenagem nos últimos anos.
João Donizeti presidiu a sessão solene e dividiu a mesa de honra com as seguintes personalidades: delegada do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região, Daniangela de Grande Barbosa, acompanhada de sua pequena filha Laís; Eric Diego Barioni, conselheiro e presidente da Comissão de Toxicologia do Conselho regional de Biomedicina; Rosângela Sampaulo, conselheira e presidente das Comissões de Ética e Estética do Conselho Regional de Biomedicina; e Roberto Martins Figueiredo, também integrante do conselho, conhecido como “Dr. Bactéria”.
Foram homenageados com votos de congratulações pelo Dia do Biomédico os seguintes profissionais de biomedicina: Ana Carolina Andrade Serrano, Ana Carolina Oliveira, Charlene Campos Ramalho, Fabiana Trevisan Mori, Leocádia de Barros Ferreira, Marcelo Andreta Corral, Rosângela Sampaulo, Elton Barbosa e Nádia Martins Vieira Campos. O evento contou com apresentações musicais de José Henrique Pena (voz e violão).
“Cuidando de vidas” – Em seu discurso de saudação aos homenageados, o vereador João Donizeti ressaltou a importância dos profissionais da biomedicina. “É uma profissão que cuida de vidas e exige um sacerdócio”, afirmou o vereador, lembrando que a Biomedicina surgiu no Brasil em meados de 1966 e, desde então, passou por muitas modificações, a começar pela nomenclatura, uma vez que, na época, o curso era chamado de Ciências Biológicas, formando profissionais nas disciplinas básicas de Medicina e Odontologia, além de pesquisadores.
Com a promulgação da Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979, foram regulamentadas as profissões de Biólogo e de Biomédico, criando-se também o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina. “Hoje, a profissão de biomédico está entre as profissões que mais crescem no Brasil e no mundo, ganhando maior evidência a cada dia”, afirmou o parlamentar, destacou um dos ramos da biomedicina, a Biomedicina Estética, reconhecida pelo Conselho Federal de Biomedicina em 2011 e importante para a autoestima do paciente. “A estética e o bem-estar caminham juntos, pois estão intimamente ligados”, enfatizou.
Diversas habilitações – A presidente da Comissão de Ética do Conselho Regional de Biomedicina, Rosângela Sampaulo, contou que, quando se formou há 30 anos, não imaginava que a biomedicina fosse crescer tanto. “Faço 30 anos de formada e, quando me formei, tínhamos apenas duas habilitações para escolher: análises clínicas e imagem. Hoje temos mais de 30 habilitações”. Também ressaltou a luta dos profissionais da biomedicina pelo seu espaço, salientando que isso ocorre com ética e compromisso com o trabalho, e destacou que a busca do conhecimento é fundamental.
O biomédico Eric Diego Barioni ressaltou a importância da sessão solene realizada anualmente pela Câmara Municipal de Sorocaba, como forma de valorizar a biomedicina, e destacou que esse apoio é importante. “A cada ano, precisamos trazer mais e mais profissionais para essa Casa, fortalecendo e amplificando a importância da nossa profissão. Afinal, a própria Organização Mundial da Saúde define a saúde não somente como ausência de doença, mas como um completo estado de bem-estar físico, social e emocional, o que envolve a nossa profissão”, observou.
Por fim, o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria, citando Charles Chaplin e Cora Coralina, destacou a dedicação que a área de saúde exige dos profissionais, desde a conduta ética até o estudo aprofundado e permanente, e ressaltou o papel da biomedicina nesse cuidado. A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Cãmara e pelas redes sociais do Legislativo sorocabano, nas quais poderá ser vista na íntegra.