Sessão solene foi realizada por iniciativa do vereador Fausto Peres, autor de lei que instituiu o evento no calendário oficial do município
A Câmara Municipal de Sorocaba homenageou em sessão solene realizada na última sexta-feira, 27, os participantes da 6ª Maratona Internacional de Sorocaba”, a Maratona “Novembro Azul”. A homenagem ocorreu por iniciativa do vereador Fausto Peres (Podemos), que destacou a importância do evento para a saúde da população e como incentivo ao turismo na cidade.
O vereador Fausto Peres é autor da Lei nº 12.600, de 4 de julho de 2022, que instituiu no calendário oficial de eventos do Município de Sorocaba a “Maratona Sorocaba Novembro Azul”. De acordo com a lei, a data coincidirá com aquela em que cair anualmente o último domingo de novembro, em prol da Campanha “Novembro Azul” de prevenção do câncer de próstata.
Compuseram a mesa de honra da solenidade, além do vereador proponente, o diretor do Proeesp, Antonio Nelson Muknicka; o Secretário Geral da Câmara, que também é atleta, Jonata Mena; o gestor da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida (Sequav) Silmar Abdala; a diretora de marketing da empresa Prysmian Group, Alba Portela; e o líder comunitário Toninho Corredor.
Fausto Peres salientou o histórico de trabalho conjunto, entre organizadores, atletas e o Poder Público para tornar a maratona de Sorocaba uma referência no estado de São Paulo. O vereador comemorou a marca de 4500 inscritos na prova neste ano, destacando o impacto turístico na cidade, que recebeu no fim de semana atletas de todo o Brasil, gerando renda e empregos.
O parlamentar também enfatizou a importância da prática esportiva para a saúde dos munícipes. “Quanto mais pudermos envolver Sorocaba no esporte, mais vamos tirar as pessoas do sedentarismo e trazer mais qualidade de vida para a população”, concluiu.
O secretário geral da Câmara Municipal, Jonata Mena, reiterou que a prática do atletismo não apenas promove um estilo de vida saudável, mas também une a comunidade e inspira as pessoas a superarem desafios pessoais. Já Silmar Abdala, gestor da Sequav, destacou a inclusão da campanha Novembro Azul na maratona, lembrando que é o maior evento que carrega a bandeira em prevenção ao câncer de próstata na cidade.
Por fim, Antonio Muknicka agradeceu o apoio da administração municipal para a realização da maratona. Segundo ele, entre os inscritos neste ano estão moradores de 220 cidades de todo o país, de mais de 15 estados, além de dois quenianos e diversos funcionários da Prysmian Group de toda a América Latina. O diretor da Proeesp conclui enfatizando o apoio à campanha Novembro Azul, carregando a palavra da importância da prevenção do câncer de próstata.
A sessão solene em homenagem aos participantes da Maratona de Sorocaba foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde permanece disponível na íntegra.