22/11/2023 10h28
Facebook

Edição desta terça-feira teve participação das coordenadoras de enfermagem e fisioterapia da Santa Casa de Sorocaba

A campanha Novembro Roxo – Mês da Sensibilização para a Prematuridade foi tema de bate-papo nesta terça-feira, 21, do programa Câmara Saúde, da Rádio Câmara Sorocaba, que contou com a participação da coordenadora de enfermagem da UTI Neonatal da Santa Casa de Sorocaba, Ana Uzar, e a coordenadora de fisioterapia do hospital, Graziele Godoi. As convidadas falaram sobre o mês Novembro Roxo, a importância do trabalho com os bebês prematuros e suas famílias e o dia-a-dia de uma UTI Neonatal.

Ana Uzar destacou que 17 de novembro foi escolhido como o Dia Mundial da Prematuridade, com o intuito de estimular as pessoas a pensarem na importância da prevenção do parto prematuro e instruir sobre todo cuidado que deve haver no pré-natal. “Em um mundo ideal a gente falaria até que as mães, antes de ficarem grávidas, deveriam procurar um ginecologista e obstetra de confiança, para ver se está tudo em ordem com a saúde dela, porque existem vários fatores que podem levar a um parto prematuro”, afirmou a enfermeira.

Em relação à fisioterapia, Graziele Godoi explicou que trata da questão respiratória dos recém-nascidos, em especial os prematuros, que são maioria entre os que precisam de ventilação mecânica. Em seguida, trabalha também com o desenvolvimento motor dos bebês. A fisioterapeuta também ressaltou a importância do acompanhamento pré-natal para prevenir problemas que podem ter consequências cognitivas e motoras nos neonatais.

A campanha “Novembro Roxo – Mês da Sensibilização para a Prematuridade”, foi instituída pela Lei nº 12.916/23, de autoria do vereador Claudio Sorocaba (PL). O objetivo da campanha – que acrescenta o artigo 3º-A à Lei nº 12.458/2021, de autoria do vereador João Donizeti (PSDB) – é desenvolver ações direcionadas ao enfrentamento do parto prematuro, com foco na prevenção do nascimento antecipado e na conscientização sobre os riscos envolvidos, bem como na assistência, proteção e promoção dos direitos dos bebês prematuros e suas famílias.

O programa Câmara Saúde sobre a campanha Novembro Roxo foi transmitida ao vivo também pela TV Câmara Sorocaba e está disponível na íntegra nas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube).