Vereador recebeu reclamações de que procedimentos pré-agendados têm sido desmarcados sem reagendamento
Nas últimas semanas, o vereador Fernando Dini (PP) foi procurado por centenas de pessoas pedindo ajuda diante do cancelamento de cirurgias eletivas (procedimentos pré-agendados). O que tem preocupado os pacientes que já estão há meses em uma fila de espera é a falta de informações sobre um reagendamento.
“Isso é um desrespeito, um descaso com quem depende da saúde pública. Essas pessoas estavam cheias de esperança de terem uma vida mais saudável, uma vida normal eliminando uma enfermidade. A Secretaria da Saúde não dar uma previsão, não reagendar e nem ao menos explicar o motivo pelo cancelamento é inadmissível e por isso irei cobrar uma resposta”, afirmou Fernando Dini.
A maioria dos casos que chegam ao vereador é referente a retiradas de pedras dos rins, retirada de pedras da vesícula e por hérnias, problemas que fazem o paciente procurar uma unidade de pronto atendimento com frequência devido às crises.
“Esses cancelamentos sem explicação e sem uma previsão para o procedimento não causam danos só aos pacientes que continuarão sofrendo com fortes dores e muitas vezes arcando com medicamentos para amenizar uma crise. Esses cancelamentos, esse tempo maior de espera para a cirurgia, recaem sobre o próprio sistema de saúde que, enquanto não realiza o procedimento, seguirá gastando com um tratamento que seria desnecessário após uma intervenção cirúrgica”, ressaltou Dini.
Diante de tantos relatos de cancelamentos de cirurgias eletivas e para que ninguém fique sem resposta, o vereador passou a cobrar da administração municipal não só uma satisfação sobre o motivo dos cancelamentos, mas também uma previsão de reagendamento do que tem sido cancelado.
(Assessoria de imprensa – vereador Fernando Dini – PP)