O valor deverá custear mais de 140 procedimentos no próximo ano em Sorocaba.
A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) está destinando R$ 700 mil em emenda parlamentar para realização de laqueaduras em Sorocaba. O valor contemplará 146 mulheres e deve custear a contratação de prestadores de serviço que efetuem o procedimento, visto que a rede de saúde pública do município está sem um hospital de referência para o procedimento de laqueadura.
Conforme a parlamentar, a emenda é uma conquista na garantia dos direitos ao planejamento familiar da mulher sorocabana. “Atualmente, existem pelo menos 400 mulheres que aguardam para realizar uma laqueadura. É preciso diminuir o tempo de espera e realizar o procedimento com segurança e eficácia”, afirmou Fernanda.
Historicamente, métodos anticoncepcionais ainda são tabus na sociedade. Em Sorocaba, infelizmente, os dois hospitais conveniados não ofertam o procedimento de maneira eletiva. Dessa forma, a emenda deverá custear o procedimento com novos prestadores de serviço.
“Entendo que oferecer meios para o planejamento reprodutivo é uma questão de saúde pública e de direito da mulher. Nem toda mulher deseja ser mãe e ninguém deveria ter a prerrogativa de decidir por nós mesmas”, concluiu a vereadora.
Implanon - Outro investimento em dispositivos de planejamento familiar é o Implanon, implante contraceptivo, por meio de uma emenda de R$ 176 mil. O valor destinado por Fernanda irá custear ao menos 365 implantes para mulheres e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Tanto a verba destinada para laqueadura quanto para o Implanon foi indicada pela parlamentar via Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, ou seja, deverá ser incorporada no próximo ano. A LOA será votada, em segunda discussão, no dia 23 de novembro. A votação definitiva do projeto será em 30 de novembro.
(Assessoria de Imprensa – vereadora Fernanda Garcia/PSOL)