Projeto de lei nesse sentido foi apresentado pelo vereador na Câmara de Sorocaba e será avaliado pela Comissão de Justiça
O Círculo Orquidófilo Sorocabano, que reúne um grupo de cultivadores de orquídeas, desenvolvendo pesquisas e plantio em espaços públicos, entre outras ações, poderá ser reconhecido como de utilidade pública. É o que prevê o Projeto de Lei nº 321/2023, de autoria do vereador Cristiano Passos (Republicanos), apresentado na Câmara Municipal de Sorocaba.
Fundado julho de 1971 por um grupo de cultivadores de orquídeas, o Círculo Orquidófilo Sorocabano tem como objetivo realizar pesquisas, promover o plantio em espaços públicos e difundir conhecimento e conscientização acerca da importância da preservação das espécies nativas, com o objetivo de atrair cada vez mais adeptos à pratica de cultivo de orquídeas.
Cristiano Passos observa que, desde 2014, logo após a inauguração do Jardim Botânico, o Centro Orquidófilo Sorocabano começou a desenvolver atividades no local, como encontros abertos ao público aos terceiros domingos do mês, além de algumas oficinas gratuitas oferecidas à população sorocabana. Também mantém no Jardim Botânico, sua sede atual, uma biblioteca com mais de 300 obras atinentes a orquidofilia.
“Todos os anos, no mês de setembro, a entidade promove a Exposição Nacional de Orquídeas de Sorocaba, com a participação de cerca de 30 cidades e mais de mil vasos de plantas expostos, o que já se tornou uma tradição na cidade”, afirma Cristiano Passos, acrescentando que o Círculo Orquidófilo Sorocabano participa anualmente de mais de 20 exposições, principalmente nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, com uma média de 50 vasos por exposição. O projeto de lei do vereador aguarda parecer da Comissão de Justiça.