Objetivo é garantir o acesso contínuo a tratamentos médicos essenciais para a preservação da vida e da saúde de munícipes
Por meio de requerimento ao Executivo, o vereador Ítalo Moreira está solicitando esclarecimentos e ações urgentes diante da redução no fornecimento de alimentação parenteral na Unidade Básica de Saúde (UBS) Paineiras. A preocupação central, conforme afirma o parlamentar, é garantir o acesso contínuo a tratamentos médicos essenciais para a preservação da vida e da saúde de munícipes, em conformidade com a responsabilidade do Poder Público.
Ítalo destaca a responsabilidade do Poder Público em assegurar o acesso à saúde, respaldado pelo direito constitucional à saúde, conforme o artigo 196 da Constituição Federal. Ele ressalta a situação específica de um munícipe que há dois anos depende da alimentação parenteral como parte crucial de seu tratamento médico. A redução significativa no fornecimento desse tratamento, a partir de setembro de 2023, é apontada como um fator que impacta diretamente na sobrevivência e qualidade de vida do paciente.
O requerimento apresenta uma série de perguntas direcionadas ao prefeito de Sorocaba, visando esclarecer a situação e buscar soluções imediatas. Entre as questões levantadas estão os motivos para redução no fornecimento da alimentação parenteral, a capacidade da UBS, mudanças nas diretrizes de distribuição, planos para garantir o acesso contínuo, impactos na saúde do paciente e medidas para evitar problemas futuros.
O vereador Ítalo Moreira aguarda a resposta oficial da Prefeitura Municipal, esperando esclarecimentos e ações imediatas para assegurar o acesso contínuo a tratamentos médicos essenciais à população.
(Assessoria de imprensa – vereador Ítalo Moreira)