O vereador, por meio de requerimento, sugere a criação da Central de Intérpretes de Libras e Guias-Intérpretes para Surdocegos
O vereador Cristiano Passos (Republicanos) defende a criação de uma Central de Intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e guias-intérpretes para “surdocegos” no Município de Sorocaba. De acordo com especialistas, a “surdocegueira” é uma deficiência que compromete, em diferentes graus, os sentidos da visão e audição, sendo considerada, portanto, uma deficiência multisensorial.
“A necessidade de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais é cada vez maior, mas nem sempre manter um profissional capacitado dia e noite é viável; portanto, ao invés de manter um intérprete no local, onde muitas vezes ficaria ocioso, a central que sugerimos disponibilizará o profissional de acordo com a necessidade de cada órgão público” – defende Cristiano Passos, que, por meio de requerimento aprovado na Câmara de Sorocaba, sugere a criação da central.
Para o vereador, a criação da central representa “um avanço para a inclusão da comunidade surda ou da comunidade ‘surdocega’, ante as dificuldades que hoje enfrentam em se comunicar, vivendo a angústia de não serem compreendidos, permitindo que este público seja atendido com dignidade, quando buscarem informações nos órgãos públicos.
Cristiano Passos observa que, com o advento da Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que reconheceu oficialmente a Língua Brasileira de Sinais, as instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva. “Porém, essa legislação nem sempre é respeitada”, afirma.
Para Cristiano Passos, a criação da central permitirá a acessibilidade para a comunidade dos deficientes auditivos e visuais, podendo utilizar-se de tecnologia com o objetivo de facilitar e agilizar sua comunicação. Em razão disso, o vereador indaga à administração municipal se existe a intenção de se criar uma Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e Guias-Intérpretes para Surdocegos.