Por iniciativa do vereador Fernando Dini, Fred Pacheco recebeu o título de Cidadão Emérito
A Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Fernando Dini (PP), concedeu o título de Cidadão Emérito ao deputado estadual pelo Rio de Janeiro Frederico Augusto Cruz Pacheco, nascido em Sorocaba, que também é vocalista do grupo católico Banda Dom.
Além do parlamentar proponente, que presidiu a sessão, a mesa de honra da solenidade contou com a subsecretária da Secretaria de Cuidados Especiais do Governo do Estado do Rio de Janeiro, irmã do homenageado, Bianca Pacheco; do engenheiro e ex-diretor Geral do Saae de Sorocaba, Mauri Pongitor; e do chefe de gabinete do deputado, Michel Portugal. Vários familiares, amigos e autoridades também prestigiaram o evento na mesa estendida.
Fernando Dini, em discurso sobre o homenageado, destacou suas realizações políticas e musicais. “Homenageamos nesta noite um sorocabano que tem trabalhado não só levando o nome de nossa cidade por todo o Brasil como artista, fazendo do seu canto fonte de esperança para tantos que ouvem as suas canções, mas também como deputado estadual pelo Estado do Rio de Janeiro, dando voz àqueles que sofrem pela falta de inclusão, os fragilizados e também os marginalizados”.
Dini salientou o impacto do trabalho do deputado na sociedade. “Fred atua principalmente na pauta da pessoa com deficiência e em defesa das comunidades terapêuticas, entidades privadas sem fins lucrativos que realizam gratuitamente o acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do abuso ou dependência química, buscando dar oportunidade e recursos para aqueles que se propõem a trilhar o duro, mas recompensador, caminho da reabilitação e reinserção na sociedade”.
A solenidade, em seu momento cultural, contou com apresentações do pianista Julinho Paes com a cantora Janaína Silvani e com o próprio deputado Frederico Pacheco.
Sobre o homenageado – Nascido no dia 9 de janeiro de 1975, Frederico Augusto Cruz Pacheco é filho de Dona Márcia e do Sr. Pacheco, dos quais herdou a paixão pela música, comunicação e administração.
Iniciou o caminho na Igreja Católica em 1989, no grupo jovem da paróquia de São Paulo Apóstolo, em Sorocaba, sua cidade natal, onde iniciou grande vivência em festivais de música Sacra. Em 1992 a família mudou-se para o no Rio de Janeiro, onde Fred teve seu encontro com a comunidade Bom Pastor, primeira comunidade da renovação carismática católica do Brasil, na qual teve uma profunda experiência e vivência de fé e foi membro da formação inicial da banda da comunidade.
Em 1999, formou a banda Dom, grupo que abraçou o desafio de difundir o amor através do evangelho, da arte e da canção. Já são 24 anos de ministério. Hoje segue sua missão de evangelizar através da música como vocalista da banda e também na dupla com o seu irmão gêmeo Márcio.
Fred é bacharel em direito e pós-graduado em administração de empresas. Atuou durante anos como gestor em áreas de projetos, processos de qualidade e gestão de pessoas. Iniciou sua trajetória da política no Rio de Janeiro após ser convidado para conduzir projetos importantes na Secretaria das Cidades. Foi vice-presidente do DER e gestor do projeto de asfaltamento do Rio de Janeiro, o Asfalto Presente.
Deputado eleito em 2022, iniciou seu mandado em 1° de fevereiro de 2023 e vem atuando principalmente na pauta da pessoa com deficiência e em defesa das comunidades terapêuticas, a fim de promover uma sociedade mais justa, igualitária, na defesa da dignidade da população.