Iniciativa partiu do vereador Caio Oliveira, autor da lei que criou o Dia Municipal dos Veteranos, celebrado em 11 de novembro
A Câmara Municipal de Sorocaba realizou na manhã desta sexta-feira, 10, sessão solene em homenagem aos profissionais veteranos da segurança pública. A iniciativa partiu do vereador Caio Oliveira (Republicanos), que presidiu a solenidade, que reuniu profissionais da segurança, veteranos e da ativa, e seus familiares. O vereador é autor da Lei nº 12.879, de 4 de setembro de 2023, que instituiu no calendário oficial do Município de Sorocaba o Dia Municipal dos Veteranos, que é celebrado neste sábado, 11 de novembro.
Além do parlamentar proponente, a mesa principal do evento contou com a presença das seguintes autoridades: deputado estadual Danilo Balas; secretário geral da Câmara, Jonatan Mena; secretário municipal de segurança pública, Alexandre Caixeiro, representando o prefeito Rodrigo Manga; comandante do 7º BPM/I, tenente-coronel Sidney Gomes; coronel PM Washington Luís Gaioto, que esteve representando todos os oficiais; e o presidente da Comissão de Homenagem aos Veteranos, 3º sargento-PM Marcos Eduardo Diniz.
“Sou autor dessa lei e essa data é em homenagem a todos os veteranos que muito honraram nossa cidade, o Estado e principalmente nosso país”, afirmou Caio Oliveira ao abrir a solenidade, que lotou o plenário da Casa de Leis.
O evento contou com apresentações musicais de Banda Regimental de Música do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior (7º BPM/I) que executou o Hino Nacional, além de outras canções. Em outro momento cultural, o 2º tenente Jair Amorim apresentou a crônica “Veteranos de ontem, de hoje e de sempre”, de sua autoria. Também foi declamada a poesia “Eu Juro”, do 2º tenente, João Ocimar Benedito.
Homenagens – O vereador Caio Oliveira lembrou que a lei de sua autoria, que homenageia aqueles que “arriscaram suas vidas” em prol de um propósito, como frisou, faz alusão ao Armistício de Compiègne, que pôs fim a 1ª Guerra Mundial, em 11 de novembro de 1918. “A primeira coisa que me vem à mente é legado, pois durante suas carreiras vocês escreveram histórias que ninguém vai poder apagar. Superaram desafios e colecionaram vitórias, e também choraram a perda de seus amigos de profissão”, afirmou.
Em nome de todos os profissionais da segurança, o coronel Gaioto falou sobre a importância da homenagem em reconhecimento aos veteranos de uma categoria que reúne os verdadeiros heróis da sociedade, em suas palavras, “que saem de casa todos dias, sem a certeza de que voltarão”. Em seguida, as autoridades presentes também prestaram homenagens aos veteranos em seus discursos. Na sequência foram entregues os votos de congratulações aos veteranos presentes.
Transmitida ao vivo pela TV Câmara, a sessão solene em homenagem aos veteranos da segurança ficará disponível na íntegra nas redes sociais da Câmara (Facebook e YouTube).