09/11/2023 10h49
Facebook

Em entrevista ao Jornal da Câmara, Cláudio Sorocaba informou que irá convocar sessões extraordinárias para votar auxílio emergencial

O presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), falou em entrevista nesta quinta-feira, 9, ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, sobre os transtornos causados pela tempestade ocorrida na cidade na última sexta-feira e destacou iniciativa da Prefeitura, que enviará um projeto de lei com o objetivo de conceder auxílio em dinheiro para os munícipes prejudicados.

“Eu nunca tinha visto um vento tão forte em Sorocaba”, contou o presidente da Câmara, informando que recebeu muitas reclamações da população, principalmente acerca de problemas de falta de energia elétrica e reclamações sobre a concessionária CPFL. “Tenho vizinhos no Júlio de Mesquita que ainda estão sem energia elétrica”, contou.

Cláudio Sorocaba ressaltou o empenho dos vereadores, que estão acompanhando e ajudando a comunidade. “Independentemente da cor partidária, temos que nos unir para socorrer as pessoas que mais precisam”, afirmou.

Auxílio emergencial – O presidente destacou iniciativa do Executivo, que irá encaminhar um projeto de lei com o objetivo de conceder auxílio em dinheiro aos cidadãos que sofreram perdas financeiras devido à interrupção de energia causada pelo vendaval. 

Cláudio Sorocaba informou que convocará sessões extraordinárias para a próxima terça-feira, 14, para votação do projeto o mais rapidamente possível e posterior encaminhamento para sanção do prefeito Rodrigo Manga. “Sabemos que o projeto será aprovado porque vimos, pelo tom das manifestações dos vereadores na sessão desta terça-feira, que todos estão preocupados com essas pessoas que sofreram perdas”, afirmou.

O presidente acrescentou ainda que, independentemente do auxílio que será concedido, é direito dos munícipes buscarem ressarcimentos por meio do Procon. “A CPFL tem que ressarcir as pessoas pelos prejuízos causados pela falta de energia, não apenas em relação aos alimentos, mas também se eventualmente houve queima de eletrodomésticos, como geladeira, televisão, micro-ondas, entre outros”, concluiu.

Outras ações – Na entrevista, Cláudio Sorocaba também comemorou a inauguração de área de lazer revitalizada no Wanel Ville, que, segundo ele, atende uma demanda antiga dos moradores do bairro. O vereador destacou as vantagens do modelo com que a obra foi viabilizada, por meio de medida mitigadora. “A Prefeitura, com as parcerias público-privadas, tem entregado muitas obras na cidade. Para o poder público fazer, até abrir licitação, demora seis meses, um ano, a coisa não acontece. Com essas parcerias, vem acontecendo”.

O presidente da Câmara destacou também o lançamento das obras do Complexo Hospitalar Municipal “Cidade da Saúde”. Cláudio Sorocaba salientou que o local vem para somar aos equipamentos municipais de saúde já disponíveis na cidade. “A Santa Casa, com o padre Flávio, faz um trabalho excelente, temos que dar continuidade. Temos convênio com outros hospitais que irão continuar. Esse complexo vem para ampliar os espaços para atendimento. Faltam vagas na cidade, por isso precisamos do hospital municipal”, concluiu.

Por fim, Cláudio Sorocaba comentou a aprovação, em primeira discussão, do Orçamento 2024, destacando que por meio de emendas os vereadores destinarão recursos no montante de R$ 46 milhões, sendo 23 milhões obrigatoriamente para a área da saúde. 

A entrevista do presidente da Câmara Municipal foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde está disponível para ser vista na íntegra.