De autoria do vereador Dylan Dantas (PL), a Lei nº 12.906 foi publicada no Jornal do Município
Fica instituído o Dia do Enxadrista Sorocabano no calendário oficial de Sorocaba, a ser comemorado anualmente no dia 1º de novembro. É o que estabelece a Lei nº 12.906, de 1º de novembro de 2023, de autoria do vereador Dylan Dantas (PL), publicada no Jornal do Município.
O Dia do Enxadrista Sorocabano tem como objetivo estimular a prática do xadrez, promover a valorização das competições de xadrez e reconhecer a importância do esporte na formação intelectual, estratégica e social dos cidadãos sorocabanos.
Também fica autorizada a realização do Circuito Sorocabano de Xadrez”, que abrangerá diversas modalidades do xadrez, incluindo partidas individuais, partidas por equipes, partidas rápidas, partidas blitz, entre outras variantes, promovendo a diversidade e o desenvolvimento técnico dos enxadristas locais.
O Circuito Sorocabano de Xadrez poderá ser organizado tanto pela iniciativa privada quanto em parceria com o poder público, visando à criação de um ambiente propício para a prática e competição do xadrez em Sorocaba.
Na justificativa da lei, Dylan Dantas afirma que o xadrez “é um esporte que promove o desenvolvimento do raciocínio lógico, estratégico e a capacidade de tomada de decisões, estimulando o convívio social, a disciplina e a concentração”.
Também observa que Sorocaba possui uma rica tradição enxadrística, sendo o berço do Xadrez Clube Sorocaba, fundado em 1º de novembro de 1935. E sustenta que a instituição do Circuito Sorocabano de Xadrez pretende fortalecer a prática do xadrez de maneira ampla e inclusiva.