Vereadora participou do programa Bate-Papo com os Vereadores na tarde desta terça-feira, 7.
A vereadora Iara Bernardi (PT) participou, na tarde desta terça-feira, 7, do programa Bate-Papo com os Vereadores, exibido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba e com apresentação do jornalista Carlos Garbo. Na oportunidade, a parlamentar falou sobre os trabalhos realizados durante o quinto mandato no Legislativo sorocabano e defendeu a aplicação de um plano emergencial para resolver os problemas de saúde no município.
Iara Bernardi contou sobre os incidentes que ocorreram em Sorocaba durante o temporal do último fim de semana, com muitas quedas de árvores e a falta de energia elétrica na cidade, que ocasionou a interrupção de abastecimento de água. Segundo ela foi um final de semana trágico. “Colocou a cidade em prova e fico muito preocupada, pois as pessoas responsabilizam as árvores, mas não existe política fitossanitária na cidade”, explicou, sobre a necessidade de atenção com as árvores do município.
Além de falta de estrutura da CPFL, empresa responsável pela energia, ela considerou grave a falta de abastecimento de água para as famílias do município. Ela contou que visitou unidades de saúde e que muitas estavam trabalhando no escuro ou a base de geradores. “É preciso políticas preventivas para o que aconteceu não se repita”, disse.
A vereadora falou também sobre a conjuntura política e as melhorias que estão sendo apresentadas pelo governo federal, e questionou se Sorocaba está buscando participar dos programas sociais disponibilizados em nível federal. “Os programas anunciados pelo prefeito Manga de moradia não aconteceu nenhum. Programa habitacional tem que ter parceira com governo estadual e federal, e hoje temos 40 núcleos de favela na cidade sem ajuda das outras esferas”, lembrou. “Muitos programas federais só vão acontecer em Sorocaba e região se as cidades aderirem”, afirmou.
Outro tema abordado pela vereadora foi a liberação dos corredores do BRT para motos e motoristas de aplicativo. Segundo ela, não houve estudo e a iniciativa é perigosa, que pode ocasionar acidentes. Ainda em relação à transporte, Iara Bernardi defendeu a tarifa gratuita. “Isso facilita o comércio, a mobilidade dos idosos, das crianças, dos jovens. Trouxemos aqui o deputado Jilmar Tatto, que está apresentando um projeto em nível nacional, para uma audiência pública. Seria o SUS (Sistema Único de Saúde) do transporte”. Ela citou cidades que já implantaram o modelo, incluindo Piedade, na região de Sorocaba.
Plano emergencial - Na área da saúde, Iara Bernardi criticou a fila para consultas, procedimentos e cirurgias em diversas especialidades. “São milhares de pessoas precisando do atendimento na saúde”, contou. Ela disse que o prefeito anunciou a construção de novo hospital e policlínica, mas quem está na fila não pode esperar, sendo necessário um plano emergencial para agora. “Temos a possibilidade de ampliar leitos na Santa Casa, Santa Lucinda, Gepaci.... então essa emergência pode ser atendida agora, desde que a prefeitura compre os serviços. Não adianta pra 2025, as pessoas não podem morrer na fila”, destacou.
Iara Bernardi disse que houve cortes no orçamento para a saúde, e que enviou requerimentos para questionar os cortes de exames, cirurgia represadas, leitos que não são abertos, mas que não obteve retorno do secretário da Fazenda sobre os motivos.
Comissões – A vereadora explicou sobre uma comissão criada no Legislativo sorocabano para tratar de emendas parlamentares federais, com o objetivo de auxiliar entidades de assistência social a buscar recursos. Ela também falou da comissão criada para o acompanhamento da etapa regional da Conferência Nacional de Educação, tratando de direcionamento de recursos para qualidade de ensino, erradicação de analfabetismo, bolsa de estudos para ensino médico entre outros temas, revendo o plano nacional de educação. Ela criticou o novo modelo de ensino médico e defendeu o incentivo e auxílio para os jovens estudarem.
Ainda sobre educação, Iara Bernardi elogiou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como forma de ingresso no ensino superior e destacou o novo programa para quitação de dívidas do Fies (Financiamento Estudantil). A parlamentar também destacou outras iniciativas do governo federal, como o novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, e programa de informatização de dados da saúde. Outro tema que a vereadora abordou na área da educação foi luta pela instalação da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), campus Sorocaba, e do Instituto Federal no município.
Saúde – Iara Bernardi comentou sobre a realização de audiência pública para tratar da saúde mental no município. Ela lembrou da mobilização para fechamento dos manicômios em todo o país, que proporcionou um novo tipo de tratamento em residências terapêuticas. Ela disse que alguns leitos da Santa Casa para internação de saúde mental serão fechados para reforma e que é necessário buscar uma solução para essa situação. A vereadora ainda destacou o trabalho dos CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) para tratamento continuo, e afirmou que existe um aumento na procura por atendimentos, principalmente em escolas.
Outro tema tratado pela vereadora durante o programa foi sobre o trabalho de desassoreamento do rio Sorocaba. Ela contou que ainda existe despejo de esgoto no rio e que o sistema de esgoto do municio não suporta o crescimento da cidade. “Infelizmente a cidade não está recebendo a infraestrutura básica”, disse. Segundo ela, pé preciso cuidado com o desassoreamento, para não prejudicar o ecossistema dos animais que habitam o local.
Iara Bernardi ainda falou sobre a remoção de árvores na área da Fadi (Faculdade de Direito), o projeto de cabeamento subterrâneo no município, a proposta de declaração de utilidade pública para a Associação de Transgêneros de Sorocaba, a celebração de 50 anos da cultura Hip Hop em sessão solene, proposta de CPI para apurar denúncias feitas pela Rede Globo sobre irregularidades de licitações na prefeitura e visitas para fiscalização de superlotação em creches. A entrevista completa pode ser conferida durante a programação da TV Câmara Sorocaba e nas redes sociais da Câmara de Sorocaba (Facebook e YouTube).