07/11/2023 16h32
atualizado em: 07/11/2023 14h39
Facebook

A vereadora apresentou votos de congratulações ao autor da obra, o escritor Carlos Carvalho Cavalheiro

A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) apresentou votos de congratulações ao escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro pelo lançamento do livro “Sorocabanas: A Mulher na História de Sorocaba”, que fala da trajetória de diversas mulheres, que, em diferentes áreas, tiveram papel marcante na história da cidade e região. “O livro foi produzido por Carlos Cavalheiro por meio de uma ação social, através de uma vaquinha em que todos puderam contribuir com sua publicação”, contou a vereadora ao mostrar a obra em plenário na sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, nesta terça-feira, 7.

A vereadora fez questão de citar trechos do prefácio da obra, escrito por José Moura Gonçalves Filho: “A memória, como construção coletiva, pode ser compreendida e experimentada como um esforço que age contra a corrente. Desse modo, a memória pode despertar a dignidade e o ânimo contra a humilhação”. Para Fernanda Garcia, o livro de Carlos Carvalho Cavalheiro tem como objetivo contribuir para a emancipação e a luta das mulheres, das pessoas, dos grupos sociais. “Nós, mulheres, estamos em todos os lugares, mas, infelizmente, somos invisibilizadas em grande parte da história. Esse livro resgata a história das mulheres” – enfatizou a vereadora.

O livro “Sorocabanas: A Mulher na História de Sorocaba” conta a história de mulheres como Salvadora Lopes Peres (a primeira vereadora eleita na cidade em 1947); Francisca Silveira Queiróz (professora, escritora e primeira mulher a ser candidata à vereadora em 1936); Ursulina Lopes Torres (a primeira médica de Sorocaba e Porto Feliz); Ana Maria Belluci (organizadora do Batalhão Feminino de Sorocaba da Revolução Constitucionalista de 1932); Maria Elisa Soares (a primeira motorista habilitada de Sorocaba); Maria Trindade de Almeida Silva (uma das fundadoras do movimento Embu das Artes); Maria Claudete Ribeiro “Kal” (a primeira manequim da cidade); Nair Monteiro Avino (a primeira enxadrista); a professora Benedita Toledo Silva Alves e a radialista Zilá Gonzaga, entre outras.

O escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro nasceu em São Paulo em 1972 e reside há mais de 20 anos na Vila Santana, em Sorocaba, colaborando com a imprensa na cidade desde 1993. Graduado em História pela Uniso e Mestre em Educação pela UFSCar, é autor de vários livros, entre eles, “Folclore em Sorocaba” (1999), “Salvadora!” (2001), “Descobrindo o Folclore” (2002), “Scenas da Escravidão: Breve Ensaio Sobre a Escravidão Negra em Sorocaba” (2006), “Nossa Gente Negra” (2013), “O Negro em Porto Feliz” (2015), “Notas para a História da Capoeira em Sorocaba: 1850-1930” (2017) e “A História de Julieta Chaves: A Santinha de Sorocaba” (2016), entre outros.