06/11/2023 12h51
atualizado em: 06/11/2023 12h56
Facebook

Mês dedicado ao combate do câncer de próstata foi abordado no Radar Cidadão desta segunda-feira, 6.

A Câmara Municipal de Sorocaba adere neste mês à campanha mundial de conscientização “Novembro Azul”, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata; segunda doença que mais mata homens no mundo. E, para tratar da saúde do homem, o Radar Cidadão desta segunda-feira, 6, recebeu o médico urologista do “Ônibus Azul”, Dr. Ailton Peron, e o coordenador do serviço de atenção básica da Secretaria de Saúde, Dr. Alexandre Ascênsio. 

Durante o programa, conduzido por Carlos Garbo, os convidados reforçaram a importância dos exames preventivos, não apenas no mês de novembro, quando da campanha, além de destacarem que não cabe mais ao homem moderno falar em preconceito, quando o tema é saúde. “Lembramos que o Ônibus Azul trabalha o ano todo e fazemos o exame da próstata em todo o período, mas, as campanhas servem para alertar a população sobre a importância do exame e para quebrar esse tabu”, afirmou o Dr. Peron. 

Os exames preventivos são preconizados pela Organização Mundial da Saúde a partir dos 45 anos, com exceção de grupos de risco, segundo o médico urologista. Além da prevenção ao câncer de próstata, a unidade móvel trata de patologias no trato urinário e de transmissão sexual, além de disfunção erétil, entre outras doenças na área genital do homem. O Dr. Ascêncio também afirmou que as Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada para os pacientes e ressaltou que a detecção do câncer de próstata na fase inicial é importante para o sucesso do tratamento.

Além de prevenção, fatores de risco, sintomas da doença, formas de tratamento e acompanhamento dos pacientes foram outros temas abordados pelos médicos durante o Radar Cidadão especial. O programa, que foi sugerido pelo presidente da Comissão de Saúde, vereador Fábio Simoa, foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e redes sociais da Casa, e ficará disponível no site do Legislativo, Facebook e Youtube.

O movimento “Novembro Azul” teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para as doenças que atingem a população masculina. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele. No Brasil, são estimados cerca de 71 mil novos casos da doença por ano entre 2023 e 2025.