Mês é dedicado ao combate do câncer de próstata e também para alertar sobre os impactos do diabetes na saúde da população
A Câmara Municipal de Sorocaba adere neste mês à campanha mundial de conscientização sobre a saúde do homem “Novembro Azul”, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata; segunda doença que mais mata homens no mundo. Também neste mês, celebra-se o Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro – sendo a doença foco da campanha “Novembro Diabetes Azul”. Durante o período, as duas campanhas serão abordadas nos canais de comunicação da Casa.
Para tratar da saúde do homem, o Radar Cidadão da próxima segunda-feira, 6, receberá o médico urologista da Policlínica, Dr. Daniel Elpídeo, e oncologista clínico do Instituto de Oncologia de Sorocaba, Dr. Frederico Augusto Pinho Rocha, além do presidente da Comissão de Saúde, vereador Fábio Simoa (Republicanos). O programa será transmitido ao vivo pela TV e Rádio Câmara a partir das 9h30 e ficará disponível nas redes sociais do Legislativo.
O movimento “Novembro Azul” teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para as doenças que atingem a população masculina. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele. No Brasil, são estimados cerca de 71 mil novos casos da doença por ano entre 2023 e 2025.
O azul também é a cor adotada pela campanha de conscientização sobre os reflexos do diabetes na sociedade, o “Novembro Diabetes Azul”. Desde 1991, o Dia Mundial da Diabetes é comemorado em 14 de novembro, data de aniversário de Sir Frederick Banting, um dos descobridores da insulina, juntamente com Charles Best. Estima-se que 537 milhões de adultos viviam com diabetes em 2021, número que deve crescer para 643 milhões em 2030. A doença também será abordada nos meios de comunicação da Casa durante este mês.