A iniciativa, que celebrou também a Reforma Protestante, foi do vereador Dylan Dantas (PL), que entregou a homenageados a Medalha João Calvino
Os 164 Anos da Igreja Presbiteriana do Brasil e o Dia da Reforma Protestante foram comemorados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de terça-feira, 31 de outubro, no plenário da Casa. A iniciativa foi do vereador Dylan Dantas (PL), que ressalta a importância de ambos os acontecimentos para a história da civilização ocidental em geral e também do Brasil.
Durante o evento também foi outorgada a Medalha João Calvino do Mestre em Teologia, criada pelo Decreto Legislativo nº 1.982, de 11 de agosto de 2022, com o objetivo de homenagear cidadãos que se destacaram no campo da Teologia. Foram agraciados com a medalha: Jeferson Luz Bona, Marcos Antonio Serjo da Costa, Welerson Evangelista Pinto e Wellington Scacinatti de Lima.
O vereador Dylan Dantas presidiu a solenidade e dividiu a mesa de honra com os homenageados com a Medalha João Calvino: o reverendo Jefferson Lisbona, da Igreja Presbiteriana de Votorantim; o reverendo Marco Antônio Serjo da Costa, da Igreja Presbiteriana de Cuiabá; o reverendo Welerson Evangelista Pinto, da Igreja Presbiteriana de Votorantim; e o reverendo Wellington Scacinatti de Lima, da Igreja Presbiteriana de Sorocaba.
Igreja Presbiteriana – De acordo com o portal oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil, a instituição religiosa é a mais antiga denominação reformada do país, de tradição calvinista, tendo sido fundada pelo missionário Ashbel Green Simonton (1833-1867), que chegou ao Brasil em 1859. Mais tarde, ao longo do século 20, surgiram outras igrejas da tradição calvinista: Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (1903) e Igreja Presbiteriana Conservadora (1940), ambas em São Paulo; Igreja Presbiteriana Fundamentalista (1956), com sede em Recife; Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (1975), em Arapongas, Paraná; e Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (1978), com sede no Rio de Janeiro.
O vereador Dylan Dantas discorreu sobre a motivação e exigências que modelam o trabalho de “um líder religioso genuíno, que não manipula pessoas, não é narcisista nem vitimista”, citando como exemplos de pastores genuínos os homenageados com a Medalha João Calvino do Mestre em Teologia. “O Reino de Deus está em nós, nos nossos corações, mas hoje muitos adentram a igreja trazendo uma teologia liberal, o que não é o caso desses pastores que estão sendo homenageados. Nós devemos batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Estendo isso ao meu ministério. Hoje, estou político, amanhã não serei mais. Mas estou certo de que uma eleição eu jamais vou perder: a eleição da graça de Deus” – enfatizou.
Dylan Dantas discorreu sobre a teologia calvinista e disse que “Deus está preocupado até com uma folha que cai, porque ela faz parte da criação d’Ele”, e destacou que, apesar disso, as responsabilidades são nossas: “A responsabilidade humana deve caminhar junto com a soberania de Deus”. O vereador lembrou ainda que no dia 31 de outubro se comemora a Reforma Protestante, que, conforme destacou, trouxe muitos frutos: políticos, econômicos, intelectuais, sociais, morais e teológicos.
Cristãos e política – “Hoje, muitos têm preconceito do cristão na política. Outros, que não têm se relacionam com a política de uma forma errônea, não saudável. Mas essa atuação está na nossa essência reformada. Muitos chamam Calvino de prefeito de Genebra. Ele não foi prefeito, mas, posteriormente, o calvinista Abraham Kuyper foi primeiro-ministro da Holanda. Detesto a palavra ‘revolução’, porque quem a utiliza geralmente são os marxistas, mas a Reforma foi um ápice não apenas espiritual, teológico, mas também social, político, económico, que trouxe grande prosperidade para muitas nações” – enfatizou Dylan Dantas.
Diversos líderes religiosos também usaram a tribuna durante a sessão solene, enaltecendo o papel da Reforma Protestante e da Igreja Presbiteriana. A solenidade contou com apresentações musicais da Orquestra Juvenil da Igreja Presbiteriana do Brasil de Votorantim, sob a regência de Vivian Delfini, e do Trio Vocal Solidéu Glória. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook), nas quais pode ser visto na íntegra.