31/10/2023 10h16
atualizado em: 31/10/2023 10h22
Facebook

Vereador concedeu entrevista ao Jornal da Câmara, quando falou também sobre outras ações de seu mandato

O vereador Fausto Peres (Podemos) anunciou em primeira mão na manhã desta terça-feira, 31, durante entrevista ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara Sorocaba, a gratuidade, nos dias de prova, do passe de ônibus para os estudantes sorocabanos que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O parlamentar afirmou que recebeu a confirmação da medida do presidente da Urbes, Sérgio Barreto, encampando iniciativa de um projeto de lei de sua autoria.

“Estou muito feliz porque a Prefeitura aderiu à ideia e irá proporcionar a gratuidade. Cerca de 30% dos estudantes que prestam o Enem passam por dificuldades financeiras e para eles pesa o valor das passagens de ônibus”, disse Fausto Peres. 

O vereador explicou que o projeto de lei que visa instituir o passe-livre para os candidatos inscritos no Enem foi retirado de pauta devido à proximidade da aplicação da prova e falta de tempo hábil para ser aprovado e sancionado. A ideia, entretanto, foi encampada pelo Executivo. 

Fausto Peres contou que, ainda assim, voltará a lutar pela aprovação da proposta, visando tornar permanente na cidade esse direito aos estudantes. “A Constituição Federal, no artigo 206, diz que é direito o transporte gratuito para os jovens. É dever do agente político cobrar o cumprimento desse direito”, concluiu.

Outras ações – Na entrevista ao Jornal da Câmara, Fausto Peres falou sobre outras ações de seu mandato, como a cobrança da ligação de água e esgoto na Vila União, local onde se formou uma comunidade com mais de 600 moradores. Após reuniões com o diretor do Saae, Tiago Sucow, e com o prefeito Rodrigo Manga, o vereador foi informado sobre o início das obras de saneamento no bairro, que deverá ter início dentro de dois meses. 

Fausto Peres comemorou também o andamento dos trâmites burocráticos para construção de uma ponte ligando a Rua Olinda Aires Paulete à Avenida Ulysses Guimarães – antiga demanda pela qual luta desde antes de ter sido eleito. O vereador estimou o prazo de 12 meses para início da obra e destacou sua participação, tendo apontado previsão para ela no Orçamento Municipal. Além disso, lembrou da aprovação na Câmara Municipal de empréstimo junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), exclusivo para financiamento de obras de mobilidade.

Outra bandeira de seu mandato destacada na entrevista foi o processo de municipalização do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Fausto Peres falou sobre a expectativa de um novo passo nesse sentido com a provável aprovação, ainda nesta terça-feira, em sessões extraordinárias, de projeto de lei para instituição do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (Comter) e do Fundo Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (Fumter). O vereador destacou que sendo municipalizado, o PAT receberá aportes financeiros do governo federal (em torno de R$ 3 milhões) para investir em cursos profissionalizantes, contratação de funcionários, entre outras medidas. 

Fausto Peres anunciou também a realização de sessão solene na Câmara Municipal, no dia 10 de novembro, para celebrar o Dia do Vendedor Ambulante e comemorou o início da construção do Complexo Hospitalar Municipal “Cidade da Saúde”, sobre a qual destacou o apoio da Câmara Municipal e o papel fundamental do Legislativo para garantir a utilização do terreno para a área da saúde. 

A entrevista do vereador ao Jornal da Câmara foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais da Câmara de Sorocaba (Facebook e YouTube), nas quais pode ser vista na íntegra.