Por iniciativa do vereador Dylan Dantas (PL), o subtenente Fabiano Oliveira e o cabo Cláudio Passos receberam títulos de cidadania pelos serviços pres
O professor de música Fabiano Aparecido de Oliveira, subtenente da Polícia Militar, e o instrutor e especialista em gestão de trânsito Claudio Marcelino Passos, cabo da Polícia Militar, foram homenageados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, em sessão solene realizada na noite de segunda-feira, 30, no plenário da Casa. Por iniciativa do vereador Dylan Dantas (PL), o subtenente Oliveira recebeu o Título de Cidadão Sorocabano e o cabo Passos recebeu o Título de Cidadão Emérito.
O vereador Dylan Dantas presidiu a solenidade e dividiu a mesa de honra com as seguintes autoridades: primeiro-tenente Guilherme Gimenez Maschio, representando o comando do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior (7º BPM-I); coronel da reserva Carlos Alexandre de Melo, que já foi comandante do 7º BPM/I; capitão Laudison Eduardo Geraldi, chefe da seção de comunicação do Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7); e o capelão militar José Luiz da Silva. O evento contou com apresentações musicais da Banda Regimental do CPI-7, sob a regência do contramestre e primeiro-sargento Carrillo, que inclusive executou o Hino Nacional.
“É com muita honra que realizo essa homenagem ao subtenente Fabiano Aparecido de Oliveira e ao cabo Claudio Marcelino Passos, profissionais dedicados da nossa Polícia Militar, que se destacam pelos serviços prestados ao próximo e ao bem comum”, afirmou Dylan Dantas, acrescentando que o subtenente Oliveira é um “músico dedicado e talentoso, sempre comprometido com a formação cultural e cívica da população sorocabana”, enquanto o cabo Passos “acumula vasta experiência como instrutor em diversos programas e cursos da Polícia Militar”.
Cidadão Sorocabano – Agraciado com o Título de Cidadão Sorocabano, Fabiano Aparecido de Oliveira nasceu na cidade de São Paulo em 23 de novembro de 1979. É músico, professor e subtenente da Polícia Militar. Mudou-se para Sorocaba em 1999, após ser admitido no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar e, desde então, dedicou-se à cidade. Estudou música na Universidade Livre de Música Tiradentes e no renomado Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, aprimorando suas habilidades em composição, arranjos e regência.
Em seus anos de atuação em Sorocaba, Fabiano contribuiu significativamente para a cultura e educação musical na cidade. Lecionou música elementar, atuou como regente da Banda Sinfônica da Igreja Assembleia de Deus em Avaré e, posteriormente, como instrumentista e regente da Banda Regimental do CPI-7. Sua liderança e conhecimento técnico possibilitaram a inovação e interação da Banda Regimental com a comunidade local.
Fabiano também se dedicou à formação de novos músicos e à aproximação da Polícia Militar com a sociedade paulista, por meio de parcerias que promovem o culto ao civismo e à disseminação de conteúdo musical e cultural a crianças, jovens e adultos. Sua atuação foi fundamental para que a Banda Regimental de Música do CPI-7 fosse declarada “Patrimônio Cultural Imaterial” da cidade de Sorocaba, através da Lei nº 12.124, de 8 de novembro de 2019, de autoria do vereador Luis Santos (Republicanos).
Cidadão Emérito – Agraciado com o Título de Cidadão Emérito, Claudio Marcelino Passos nasceu em 17 de dezembro de 1975. É casado e pai de dois filhos. Ingressou na Polícia Militar em 1997 e atua como cabo na 3ª Companhia do 7º BPM-I. É formado pela Universidade do Tocantins no Curso Normal Superior e possui pós-graduação em Gestão e Direito de Trânsito pela Faculdade Inesp e CEAT.
Cláudio Passos acumula vasta experiência como instrutor em diversos programas e cursos na Polícia Militar e instituições civis, atuando na formação e capacitação de profissionais no setor de trânsito, polícia comunitária e programas voltados para a juventude. Também possui diversas condecorações pelo trabalho realizado na Polícia Militar, entre elas, a Medalha Brigadeiro Tobias.
A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais da Câmara Municipal de Sorocaba (YouTube e Facebook), na quais pode ser vista na íntegra.