26/10/2023 15h37
atualizado em: 26/10/2023 15h40
Facebook

Vereador foi o convidado do Jornal da Câmara desta quinta-feira, 26

Segurança nas unidades de saúde, emendas parlamentares para entidades sociais, campanha antitabagismo e aniversário da reforma protestante foram temas abordados pelo vereador Luis Santos (Republicanos) no Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 26.

Em entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador comentou a recente publicação da Lei nº 12.898, de sua autoria, que criou a campanha de combate ao tabagismo e em prol da vida saudável. Além da importância de se combater o tabagismo, o vereador falou sobre a gravidade do alcoolismo e os acidentes causados pelo consumo de álcool. “A gente trabalha para que se leve às escolas e fale aos jovens sobre os perigos do tabagismo, álcool e todas as drogas, para que eles não se caiam nessas armadilhas”, afirmou. 

Outro tema citado na entrevista foi a aprovação, em definitivo, do projeto do vereador que cria um dispositivo de segurança, denominado “Alerta Saúde”, para ser acionado em situações de risco nas unidades de saúde da rede pública municipal. “Esse dispositivo, assim como o outro, Alerta Escolar, que são ambas propostas nossas, já estão praticamente prontos e servirão para acionamento imediato da GCM”, destacou.

O parlamentar comentou ainda a realização da sessão solene na noite desta quarta-feira em comemoração ao Dia da Reforma Protestante (31 de outubro), e que é promovida tradicionalmente pelo vereador há 15 anos. “Foi uma sessão muito especial, com homenagens, convidados cantando, plenário lotado, com gente no corredor e foi muito importante para lembrar a reforma, que não é muito comentada, apesar da sua importância histórica”, destacou. A solenidade também marcou a passagem do Dia dos Gideões Internacionais, instituído pela Lei nº 12.551, de 5 de maio de 2022, de autoria do vereador Luis Santos. 

Por fim, como defensor das entidades sociais, o vereador comentou a elaboração de emendas parlamentares ao projeto da lei orçamentária anual, que está em fase de apresentação, em primeira discussão. O parlamentar reforçou que do valor destinado a cada vereador para as emendas, metade deve ser destinado para a saúde. “Inclusive, eu brigo por 2% fixo, dentro do orçamento municipal, para a assistência social, pois o trabalho das entidades é essencial e, como eu sempre digo, é bom bonito e barato”, afirmou. 

No encerramento, o vereador parabenizou os servidores pelo dia em homenagem à categoria, que será comemorado nesta sexta-feira, 28 de outubro. Transmitida ao vivo pela Rádio Câmara e pela TV Câmara Sorocaba, a entrevista com o vereador Luis Santos pode ser assistida na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).