Realizada por iniciativa do vereador Luis Santos (Republicanos), a solenidade também comemorou o Dia dos Gideões Internacionais
O Dia da Reforma Protestante foi comemorado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de quarta-feira, 25, por iniciativa do vereador Luis Santos (Republicanos), que realiza o evento há 15 anos. Na ocasião, também foi comemorado o Dia dos Gideões Internacionais, instituído pela Lei nº 12.551, de 5 de maio de 2022, de autoria do vereador, que é vice-presidente do Legislativo sorocabano e presidente da Comissão de Turismo.
Luis Santos presidiu a solenidade e dividiu a mesa de honra com as seguintes autoridades: Fábio Izolani, presidente dos Gideões Internacionais do Brasil; pastor Mário Harder, da Igreja Assembleia de Deus Ministério Belém, acompanhado de sua esposa, Ellen Harder; pastor Luís Alberto, também da Assembleia de Deus; e Jonat Nascimento, representando o Presbitério de Sorocaba.
Vários pastores integraram a mesa estendida e foram feitas várias homenagens. Houve a outorga da Medalha João Calvino do Mestre em Teologia ao pastor Elias Soares, da Igreja Batista Boas Novas; ao pastor Renato de Oliveira Camargo Junior, da Igreja Presbiteriana do Campolim; e ao pastor Caio Batista, da Igreja Presbiteriana HUB Sorocaba. Já o pastor Maurício Harder recebeu a Medalha de Ética e Cidadania.
Os homenageados estiveram acompanhados de suas respectivas esposas: Elias Soares com Maristela Soares; João Carlos de Oliveira Batista, mais conhecido como Caio Batista, com Aline Rocha Costa Batista; Renato de Oliveira Camargo Júnior, com a esposa Cibele Sales Camargo. Já Maurício Harder esteve acompanhado de sua filha Márcia Figueiredo Harder.
Também foram homenageados os sorocabanos que foram repatriados da guerra em Israel, com participação especial do pastor Romeu Barbosa que compartilhou sua experiência durante a guerra. O evento contou com apresentações musicais de Tais Jamili (voz) e Renato Novaes (violão), do Coral da Assembleia de Deus Ministério Ipiranga e da cantora Júlia Vitória.
Reforma hoje – O vereador e pastor Luis Santos lembrou que, segundo a tradição histórica, no dia 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero (1483-1546) afixou nas portas da Catedral de Wittenberg, na Alemanha, suas 95 teses criticando a venda de indulgências por parte dos clérigos, deflagrando o movimento que ficaria conhecido como Reforma Protestante, que deu origem às igrejas evangélicas.
“O interesse pela Reforma não é o de um antiquário nem pela mera data histórica em si. É preciso evidenciar o significado e a relevância da Reforma Protestante em nossos dias, destacando seu legado espiritual na vida de cada um, sobretudo porque essa data vem sofrendo um ataque violento desse famigerado Halloween, que foi estabelecido na mesma data da Reforma Protestante”, afirmou Luis Santos.
O parlamentar enfatizou que a importância da Reforma Protestante não se limita ao meio evangélico. “Ela trouxe enormes benefícios para o mundo. Não apenas resgatou a Igreja do caos teológico como devolveu ao povo o direito de ler a Palavra de Deus e nela buscar a direção espiritual”, afirmou, citando os princípios basilares da Reforma Protestante: “Somente a Escritura, Somente a Graça, Somente Cristo, Somente a Glória de Deus”.
O vereador destacou que a Reforma Protestante mudou a história de todo o cristianismo e do mundo, gerando mudanças profundas na vida política, econômica, cultural, educacional e moral, não apenas da Alemanha, mas de toda a civilização ocidental, compreendendo os países do Novo Mundo. “A base da espiritualidade é o amor. E cada crente possui uma Bíblia na mão e o EspÍrito Santo no coração e é Ele quem nos guia por toda a Verdade” – enfatizou Luis Santos.
O Dia da Reforma Protestante foi instituído no calendário oficial de Sorocaba pela Lei nº 6.056, de 23 de novembro de 1999, de autoria do então vereador Jefferson Campos (atualmente deputado federal pelo PL). A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais da Câmara Municipal de Sorocaba (YouTube e Facebook), nas quais já está disponível na integra.