Por iniciativa do vereador Cristiano Passos (Republicanos), foram homenageadas a Asipeca e a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer
A Câmara Municipal de Sorocaba, em sessão solene realizada na noite de terça-feira, 24, homenageou a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer e Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer e Autismo (Asipeca), que se dedicam à prevenção e ao combate ao câncer em Sorocaba. Na ocasião, também foi concedida a Medalha de Mulher Empreendedora Ana Abelha a Fabrízia Perico Leite, especialista em odontopediatria que atende voluntariamente pacientes com câncer. As homenagens foram uma iniciativa do vereador Cristiano Passos (Republicanos).
O vereador Cristiano Passos presidiu a sessão solene e dividiu a mesa de honra com a presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, Marisa Lopes; a presidente da Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer e Autismo (Asipeca), Letícia Hoffmann Castanho; a homenageada com a Medalha Ana Abelha, Fabrícia Périco Leite; o médico Paulo Eduardo Bispo dos Santos Prado; e a diretora de área do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Sorocaba, Priscila La Veja, representando o prefeito Rodrigo Manga e a primeira-dama Sirlange Maganhato. O evento contou com apresentações musicais de Lislane Santos.
“Costumo dizer que trabalhar com pessoas é o trabalho mais difícil, especialmente quando são pessoas que estão sofrendo com alguma doença, pois precisamos nos colocar no lugar daquela pessoa, entender sua situação, sua dor, não apenas buscar a cura, mas, acima de tudo, encontrar para ela uma motivação para que ela possa seguir lutando”, afirmou o vereador Cristiano Passos, enfatizando que os pacientes de câncer precisam de voluntários como os que compõem a Asipeca e a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer. “Esses voluntários são verdadeiros anjos no caminho dos pacientes com câncer. O trabalho que vocês fazem é muito importante, reconhecido, faz um enorme bem para a população”, enfatizou.
Cristiano Passos afirmou que, a despeito das divergências que pontuam o Parlamento sorocabano, com discussões acaloradas, no fundo todos focam num só objetivo – ajudar o próximo. “Que é justamente o que essas entidades fazem. E continuem fazendo o seu melhor. Seu legado vai ficar e, tenham certeza, ainda que vocês nunca venham a saber, muitas pessoas são gratas a vocês, pela palavra amiga, pelo abraço, pela mão estendida”, afirmou o vereador, conclamando a população a conhecer de perto o trabalho da Asipeca e da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer.
Mulher Empreendedora – Agraciada com a Medalha Mulher Empreendedora Ana Abelha, pelo destaque no meio empresarial e de prestação de serviços, representando a força da mulher sorocabana, Fabrízia Périco Leite nasceu em 18 de setembro de 1972, em Sorocaba, filha de Tarcízio Carlos Leite, representante comercial, e Bernadete Aparecida Périco Leite, dona de casa e católica.
Estudou em colégios de Sorocaba (Getúlio Vargas, Anglo e Objetivo) e cursou Odontologia na Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes, em Santos, onde morou por quatro anos. Sempre foi estudiosa e se formou 1995, voltando a morar em Sorocaba. Trabalhou também em Pilar do Sul e Taquarivaí e em cinco escolas infantis como dentista. Especializou-se em Odontopediatria, entre outras especializações. É casada com Marcelo Antoneli e mãe de uma menina.
Desde 1996, Fabrízia Leite atua no mercado odontológico em Sorocaba sendo especialista em Odontopediatria e em aparelhos de ortopedia funcional para correção óssea da parte bucal, além de especialista em Disfunção da ATM e Dor Orofacial. Também destaca-se na especialidade de “Mentora Oncológica”, formada pelo Hospital do Câncer de Ribeirão Preto, e também é especialista em feridas tratadas com o laser. Em 2008, seu pai faleceu vítima de câncer de língua, garganta e pescoço e, desde então, fez dos cuidados de pessoas em tratamento oncológico um propósito de vida.
A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook) nas quais já está disponível na íntegra.