A iniciativa é do vereador Luis Santos (Republicanos), que ressalta o papel crucial da Reforma para a civilização ocidental
Os 506 anos da Reforma Protestante serão comemorados na Câmara Municipal de Sorocaba em sessão solene a ser realizada nesta quarta-feira, 25, às 19h30, no plenário da Casa. A iniciativa é do vereador Luis Santos (Republicanos), que realiza o evento todos os anos, ao longo de seus sucessivos mandatos, com ampla participação de denominações evangélicas que atuam em Sorocaba e região.
Segundo a tradição histórica, no dia 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero (1483-1546) afixou nas portas da Catedral de Wittenberg, na Alemanha, suas 95 teses criticando a venda de indulgências por parte dos clérigos, dando início ao movimento que ficaria conhecido como Reforma Protestante. O movimento se disseminou pela Europa e, posteriormente, chegaria ao Novo Mundo, marcando, sobretudo, a formação dos Estados Unidos da América.
Conforme enfatiza o vereador Luis Santos, a Reforma Protestante teve um papel crucial na educação, nas ciências e nas artes, contribuindo, por exemplo, para democratizar a edição e circulação do livro impresso, que havia surgido um pouco antes com a imprensa de Gutenberg. O vereador enfatiza que a Reforma Protestante foi fundamental para a liberdade do indivíduo, a igualdade e a democracia, com reflexos em toda a sociedade.
A sessão solene em celebração da Reforma Protestante será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3, digital e aberto; Canal 4 da Claro; e Canal 9 da Vivo) e pelas redes sociais da Câmara Municipal de Sorocaba, nas quais ficará disponível na íntegra.