24/10/2023 10h15
Facebook

Tema foi debatido no plenário do Legislativo por iniciativa do vereador Dylan Dantas

Com o objetivo de esclarecer o papel da nutrição na prevenção e cuidados envolvendo pessoas autistas, a Câmara Municipal de Sorocaba, por iniciativa do vereador Dylan Dantas (PL), realizou na tarde desta segunda-feira, 23, audiência pública sobre o tema, que contou com uma palestra do médico Alexander Luiz Gomes de Azevedo, especialista em nutrologia e autor de oito livros, entre eles, “Terapia nutrológica para autistas”, “A Dieta Antiinflamatória” e “Pais Inteligentes, Filhos Saudáveis”.

Além do vereador proponente e do palestrante, compuseram a mesa principal da audiência pública o vereador de Pilar do Sul Clayton Machado; representando a Secretaria da Educação de Sorocaba, a nutricionista Liliam Ghiraldi Cesar; e representando a Secretaria da Saúde, Dr. Alexandre Ascêncio. Também prestigiaram a audiência representantes da Amas (Amigos dos Autistas de Sorocaba), do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPcD) e professores da Escola Estadual Hélio Del Cistia.

Iniciando a audiência, o vereador Dylan Dantas lembrou de seu trabalho para Sorocaba receber um centro especializado em atendimento ao autista, demanda contemplada pela Secretaria da Saúde, que anunciou a criação de um centro de referência, ainda não inaugurado, para atendimento multidisciplinar das pessoas com Transtorno do Espectro Autismo (TEA). Dylan Dantas informou que, a princípio foram anunciadas 202 vagas no referido local, mas a seu pedido em torno de mais 200 vagas foram previstas por meio de parcerias com entidades do terceiro setor.

Nutrologia e o autismo – Em sua palestra, Dr. Alexander destacou que é possível, através da nutrição, melhorar os sintomas e a qualidade de vida dos autistas, reduzir as chances de piora ou progressão do grau do autismo e inclusive prevenir o autismo – apontando que pesquisas recentes demonstram essa possibilidade. “Não se sabe a causa do autismo, mas tem fatores genéticos e fatores ambientais envolvidos, entre eles a questão nutrológica”, afirmou.

O médico explicou que o tratamento atual no Brasil envolve terapias educacionais e medicamentosas, deixando de lado a terapia nutrológica, que, segundo ele, é um dos pilares mais importantes para a melhora dos sintomas e da qualidade de vida do autista. “As pessoas com autismo geralmente têm intolerâncias alimentares, alteração na absorção de nutrientes e seletividade alimentar, o que pode desencadear ou piorar os sintomas e o grau”, detalhou. Sobre o tratamento, Alexander informou que a parte da terapia nutrológica envolve um plano alimentar, suplementação e desintoxicação de metais pesados.

Em seguida, o médico respondeu a diversos questionamentos dos presentes, inclusive os professores que trabalham na área da educação especial, lecionando para alunos com autismo.

Encerrando a audiência, o vereador Dylan Dantas anunciou diversos encaminhamentos de sua iniciativa: a criação de um projeto de lei para instituir na cidade o mês de conscientização sobre a importância da nutrição para os autistas; um requerimento ao Executivo cobrando ações práticas envolvendo a nutrologia e pacientes com autismo; uma indicação de abordagem da questão na área da educação como componente extracurricular; e a convocação de reuniões com as secretarias municipais para verificar maneiras de trabalhar a questão com o Executivo.

A audiência pública foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e está disponível na íntegra nas redes sociais da Câmara Municipal de Sorocaba (Facebook e YouTube).