23/10/2023 15h56
atualizado em: 23/10/2023 15h56
Facebook

Programa Radar Cidadão marca a passagem do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro

Saúde mental foi tema do programa Radar Cidadão da Rádio Câmara desta segunda-feira, 23, com a presença do vereador Prof. Salatiel Hergesel (PDT) e a participação do coordenador de atenção básica da Secretaria da Saúde, Dr. Alexandre Ascênsio. Sob o comando do jornalista Carlos Garbo, o programa recebeu ainda a coordenadora de saúde mental, Eline Araújo Vitor, a gerente administrativa dos CAPSs “Viver em Liberdade” e “Arte do Encontro”, Dayana Dutra, e a psicanalista Carolina Fonseca, que atende no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba. 

O programa fez alusão à passagem do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado no último dia 10 de outubro. A campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como tema neste ano “A saúde mental é um direito humano universal”. Durante o programa, os especialistas falaram sobre a importância dos cuidados para com a saúde emocional e o sofrimento mental e a necessidade de não associar a saúde mental necessariamente às patologias. Também foi levantada a importância do autoconhecimento e de olhar para si. 

“É importante as pessoas estarem atentas, pois, muitas vezes elas só buscam ajuda quando deixaram de ter funcionalidade. Na hora que você não sai mais da cama, não atende mais o telefone, está em afastamento do trabalho, ou seja, as pessoas tendem a procurar ajuda no momento da instalação da gravidade”, destacou a coordenadora Eline.

Os participantes falaram ainda sobre os tipos de transtornos mentais, como depressão e ansiedade, os sinais de alerta, as formas de ajuda, assim como os serviços públicos de apoio e também de prevenção, cuja porta de entrada são as Unidades Básicas de Saúde e os Centros de Atendimento Psicossocial (CAPSs). Com cerca de 10 mil servidores na ativa, o sindicato dos servidores públicos municipais também disponibiliza ao funcionalismo o plantão de escuta e acolhimento, com atendimentos feitos no clube de campo do sindicato, às segundas-feiras, de manhã e à noite, para atender a todos aqueles que necessitam de ajuda, com respeito à confidencialidade. 

“É importante dizer para as pessoas que procurem ajuda! Infelizmente ainda há preconceito quando o assunto é saúde mental, mas temos que quebrar essa barreira do preconceito”, finalizou o vereador Prof. Salatiel. Transmitido ao vivo pela TV Câmara, o programa Radar Cidadão sobre saúde mental ficará disponível no portal do Legislativo e nas redes sociais da Casa.