O vereador reivindica a implantação do sistema nas principais praças da região para estimular os laços sociais e evitar que fiquem subutilizadas
A melhoria da segurança pública nas praças da Zona Industrial, como forma de estimular a convivência social nesses espaços públicos, é tema de requerimento do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), aprovado na sessão ordinária de quinta-feira, 19, da Câmara Municipal de Sorocaba. No documento, o vereador solicita ao Executivo a implantação de câmaras de videomonitoramento nas principais praças da Zona Industrial.
“Fui procurado por munícipes de toda Zona Industrial que solicitam melhorias na segurança das praças públicas da região. Elas são importantes espaços de lazer e convivência social, mas estão subutilizadas pela falta de segurança”, afirma João Donizeti, observando que Sorocaba investe em monitoramento de espaços públicos, contando com mais de mil câmeras de segurança da Guarda Civil Municipal, Urbes e dos próprios municipais que cercam a cidade, compondo a Muralha Eletrônica, um sistema que visa garantir a segurança da população.
João Donizeti elenca seis praças na região do Éden e Cajuru para as quais solicita o sistema de videomonitoramento, entre elas: Praça João de Abreu Bolina, entre as ruas Rogério Pedroso e Valdenito de Oliveira, no Jardins Boa Esperança e Lena; Praça Pedro José Ayrolla, entre as Ruas Ulisses França, Luiz de Lamos e Bonifácio de Oliveira Cassu, no Portal do Éden; e Praça José Bernardo de Andrade, entre as ruas Antônio Espigares, Cantídio Alves, Salvador Pereira de Camargo e Luiz Sebastião Zanon, no Éden.
O vereador também solicita videomonitoramento nas seguintes praças: Área de Lazer Joaquim Pereira dos Santos, na Rua Olympia Gimenes, no Jardim das Azaleias; Área de Lazer Maria Helena Marques Martins, na Rua Augusto Painelli com a Rua Simphoriano Martinez, no Jardim Copaíba; e Praça Ilma Pereira de Carvalho, na Rua Antônio Máximo, no Jardim Rubi.
João Donizeti observa que a maioria desses espaços contam com equipamentos públicos, como quadras, playgrounds e Academia ao Ar Livre, mas a falta de videomonitoramento facilita a ação de delinquentes, dificultando o uso desses espaços pelas pessoas. “Esses locais ajudam a reforçar os laços comunitários nos bairros, são locais de encontros e sua apropriação pode facilitar a mobilização política, estimular ações por parte dos moradores e ajudar a prevenir a criminalidade, além de oferecer benefícios para a saúde, tanto física quanto mental”, afirma o vereador ao enfatizar seu pedido.