20/10/2023 12h10
Facebook

O vereador ressalta que a entidade realiza projetos sociais e seus atletas conquistaram 32 premiações no Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos

A Associação de Artes Marciais Okinawa Karatê e os professores e atletas de todas as idades que a integram foram homenageados com votos de congratulações pela Câmara Municipal de Sorocaba, durante a sessão ordinária de quinta-feira, 19, por iniciativa do vereador Francisco França (PT). Atletas da entidade participaram do Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, realizado no Ginásio do Ibirapuera nos dias 14 e 15 de setembro deste ano, que contou com 3.553 atletas de todo o Brasil, e conquistaram 32 medalhas.

“A Associação de Artes Marciais Okinawa Karatê prepara os jovens para a vida, realizando um belo trabalho de inclusão social. Enquanto estão dentro da academia, praticando algum tipo de exercício, eles estão sendo preparados para se tornarem bons cidadãos e cidadãs do nosso país”, afirmou Francisco França ao pedir a exibição de um vídeo mostrando um pouco do trabalho realizado pela entidade.

A Associação de Artes Marciais Okinawa Karatê realiza projetos de inclusão social em diversos bairros da cidade, especialmente nas regiões do Habiteto, Carandá, Mineirão, Wanel Ville e Chácara do Idoso, onde conta com diversos atletas com mais de 70 anos, entres eles, uma senhora de 94 anos de idade que faz do caratê um meio de melhorar sua qualidade de vida, segundo Marcelino, um dos professores da entidade.

Francisco França enfatizou que a Associação de Artes Marciais Okinawa Karatê ainda não conta com nenhuma ajuda do poder público. “Todo esse trabalho que a entidade realiza é feito sem nenhuma verba pública. Então, eles precisam de parceria, de empresários que possam ajudá-los. E, no próximo anos, que elas possam receber emendas impositivas”, disse França.

Disciplina e respeito – O sensei (professor) Marcelino falou da participação da associação no Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos. “Estivemos presentes no campeonato, principalmente com a criançada aqui, representando a cidade de Sorocaba, e muitos de nossos atletas subiram no mais alto degrau do pódio. E trouxemos para Sorocaba esse troféu de melhor participação entre todos os Estados”, contou, lembrando que recentemente a entidade foi declarada de utilidade pública pela Câmara Municipal de Sorocaba, por meio de um projeto de lei do vereador Ítalo Moreira.

“Todos os esportes contribuem com a inclusão social, mas um diferencial do caratê é que ele trabalha sobretudo a disciplina e o respeito”, observou o professor Marcelino. “Eles aprendem, desde pequenos, que precisam respeitar o sensei, isto é, o professor; precisam respeitar os colegas de treino; e fora da academia, precisam respeitar os professores, os pais, os colegas, os mais velhos”, acrescentou, observando que se trata de um “trabalho essencial para a formação do caráter das crianças” e que a associação pretende ampliá-lo, levando-o para outros bairros.

No final da homenagem, o vereador Francisco França entregou votos de congratulações para a associação e para cada um dos atletas presentes, responsáveis pelas 32 medalhas conquistadas no campeonato brasileiro. Por solicitação de França, os demais vereadores participaram da entrega dos votos de congratulações, a começar pelo presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL), que também ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela entidade.