19/10/2023 11h46
atualizado em: 19/10/2023 16h56
Facebook

O vereador discutiu o problema em plenário por meio de requerimento ao Executivo destacado e aprovado nesta quinta-feira, 19

O vereador Prof. Salatiel Hergesel (PDT), por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal, na sessão ordinária desta quinta-feira, 19, cobra do Executivo providências quanto à superlotação e à falta de funcionários nas creches de Sorocaba. O pedido de destaque do requerimento foi feito conjuntamente pelo vereador e pela vereadora Iara Bernardi (PT).

“Infelizmente, o assunto do meu requerimento chega a ser bastante repetitivo, porque ele trata de um tema recorrente em Sorocaba: a superlotação das creches. Há creches em que o espaço é para 20 crianças, mas tem 35 crianças. Muitas dormem sentadas em cadeirinhas ou dividem um mesmo colchão. Há crianças que precisam ficar no parque enquanto as outras dormem”, relatou Salatiel Hergesel da tribuna.

“É uma situação degradante, porque a creche, em que pese ter a função de abrigar as crianças enquanto seus pais trabalham, ela é muito mais do que isso. A creche é, sobretudo, uma escola e é um direito da criança, como entende o Poder Judiciário e nós também entendemos. A creche é fundamental para o desenvolvimento físico, cognitivo e relacional das crianças”, enfatizou Prof. Salatiel Hergesel.

O vereador alertou que, se não forem tomadas providências, o problema da superlotação das creches tende a continuar em 2024. “Hoje a situação é gravíssima. Já está ruim, mas não vejo uma previsão para o próximo ano. Sorocaba tem crescido muito, com a construção de prédios de apartamentos populares em toda a cidade. Isso vai demandar vagas em creches, inclusive porque os pais irão demandar à Justiça e a Justiça vai determinar que a criança seja matriculada”, afirmou Salatiel Hergesel.

Para o parlamentar, as novas creches que estão sendo construídas não serão suficientes para atender a demanda. Em razão disso, Salatiel Hergesel aventou possibilidades para se resolver o problema, como o aproveitamento de espaço em algumas creches para a construção de novas salas ou o aluguel de prédios nas regiões para ampliar as vagas. Também sugeriu que, em discussão com a comunidade, se avalie um possível atendimento da demanda em horário parcial em vez de integral, em alguns casos.

Em seu requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal, o vereador Salatiel Hergesel externa a preocupação dos servidores e pais de crianças que frequentam as creches municipais acerca da superlotação e dos problemas estruturais existentes nesses estabelecimentos e cobra do Executivo medidas urgentes para evitar que o problema persista e adentre o próximo ano letivo, comprometendo o desenvolvimento das crianças de zero a três anos.