18/10/2023 07h40
atualizado em: 18/10/2023 07h42
Facebook

Iniciativa da vereadora Iara Bernardi (PT), autora de frente parlamentar do hip-hop, o evento tratará dos 20 anos do Fórum do Hip-Hop do Interior

Os 50 anos do hip-hop e os 20 anos do Fórum do Hip-Hop do Interior de São Paulo serão debatidos em audiência pública da Câmara Municipal de Sorocaba, a realizar-se na noite desta quinta-feira (19), às 19 horas, no plenário da Casa. A iniciativa é da vereadora Iara Bernardi (PT), que também é autora de votos de congratulações para dezenas de grupos e representantes do movimento hip-hop.

A vereadora Iara Bernardi também é autora do Projeto de Resolução nº 013/2023, que institui na Câmara Municipal de Sorocaba a frente parlamentar pela construção de políticas públicas de fomento, divulgação e apoio à cultura hip-hop. A Frente Parlamentar do Hip-Hop será composta por vereadores da Casa que aderirem voluntariamente à mesma.

A referida frente parlamentar tem como objetivo promover audiências públicas, simpósios, encontros, seminários e outras atividades similares para debater o movimento hip-hop, recebendo sugestões, propostas e estudos sobre o tema, a fim de definir políticas públicas que busquem soluções para as dificuldades encontradas pelo movimento.

A frente parlamentar também tem como objetivo elaborar propostas legislativas destinadas a defender as necessidades do movimento e promover o diálogo entre as diferentes instâncias públicas e as entidades da sociedade civil quanto à promoção de ações que visem o apoio e a construção da cultura hip-hop no Estado de São Paulo, entre outras ações. A sociedade civil terá garantida sua participação em todas as atividades promovidas pela frente parlamentar.

Movimento hip-hop – Conforme a vereadora Iara Bernardi observa na justificativa do seu projeto de resolução, o hip-hop é um movimento cultural presente em diferentes metrópoles mundiais, composto por quatro elementos culturais: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj’s e Mc’s e Street Dance (dança de rua). O quinto elemento seria o conhecimento.

Historicamente, o hip-hop surgiu no bairro do Bronx nova-iorquino, definindo-se como um movimento em 1973, por isso, em 2023, comemora-se seu primeiro meio século de vida. No Brasil, o movimento começou a ser divulgado no início da década de 80, através do break. Em 1988 foi lançado o primeiro registro fonográfico de rap brasileiro através da coletânea “Hip-Hop Cultura de Rua” pela gravadora Eldorado.

Iara Bernardi observa que “o hip-hop, a partir da arte, deu visibilidade a denúncias sobre as condições de vida da população mais pobre, das desigualdades e vulnerabilidades existente e das violências praticadas nas periferias principalmente em relação aos negros e negras”. A vereadora observa, ainda, que “hoje, como antes, o RAP (abreviatura de Rhythm and Poetry – Ritmo e Poesia) representa para a juventude periférica um importante instrumento de comunicação, educação e luta rumo à construção de uma nova sociedade de pessoas livres e socialmente iguais”.

A audiência pública será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3, digital e aberto; Canal 4 da Claro; Canal 9 da Vivo Fibra) e pelas redes sociais da Câmara Municipal de Sorocaba (YouTube e Facebook), nas quais ficará disponível na íntegra.