17/10/2023 16h25
Facebook

Vereador participou, na tarde desta terça-feira, 17, do programa Bate-Bapo com os Vereadores, na TV Câmara.

O vereador Ítalo Moreira participou, na tarde desta terça-feira, 17, do programa “Bate-Papo com os Vereadores”, exibido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba. Na oportunidade, o parlamentar falou sobre o trabalho desenvolvido no Legislativo, projetos para o desenvolvimento da cidade e a defesa de pautas voltadas à aplicação de tecnologia em diversas áreas do município.

Devoto de Nossa senhora Aparecida, o vereador contou ter feito duas vezes a peregrinação para Aparecida do Norte e destacou a tradição em Sorocaba das procissões ao santuário, localizado no bairro de Aparecidinha, que também movimentam o turismo e a economia local. Na questão religiosa, o parlamentar argumentou a posição de ser contra a liberação do aborto que está em debate no âmbito nacional e criticou o STF (Supremo Tribunal Federal), alegando que a instituição viola a separação dos poderes a tentar descriminalizar o aborto no país.

Sobre o trabalho no legislativo, Ítalo falou sobre a luta para trazer a Sorocaba o curso de manutenção de aeronaves, que será oferecido pela Fatec, com apoio da Prefeitura, que cedeu um hangar no aeroporto de Sorocaba para a realização das aulas. “Vai ser o primeiro polo de uma universidade pública na zona norte”, disse o vereador, lembrando que a previsão de início do curso é no segundo semestre de 2024.

Outra pauta defendida pelo vereador é em relação à revitalização da região central da cidade, que passa pela restauração do Mosteiro de São Bento, construção histórica para o município. “Quando você revitaliza o centro, você contém a área urbana e preserva  áreas rurais, melhora a qualidade de vida das pessoas com a estrutura pré-existente, como comércio perto, médico, tudo. Melhora até a mobilidade já que está tudo concentrado”, explicou. Ele contou que entre as iniciativas de sua autoria estão o projeto de lei que oferece incentivos fiscais ocupação do centro, com redução de imposto para empresas de economia criativa, além de ideais inovadoras, como transferência de zeladoria para entidade formadas por moradores ou comerciantes do local, e utilização do espaço da antiga estação ferroviária, além de emendas para reformas e manutenção da região central.

Na questão da estação ferroviária, o vereador defende a transformação do complexo em um bem imaterial da cidade, para forçar a utilização do espaço.  “O poder publico fica obrigado a preservar aquilo, inclusive com intervenções”, explicou. Ele contou que o local pertence a união e deveria ser administrado pelo município, podendo ser até utilizado como uma extensão do Parque tecnológico.

Sobre o projeto de lei para Desenvolvimento de Consciência Fonológica na Alfabetização na rede municipal de ensino, Ítalo Moreira explicou sobre a importância da iniciativa, construída em conjunto com pedagogos e especialistas na área. “A fonoaudiologia é importante não só na questão da alfabetização, mas no desenvolvimento total da criança”, explicou, lembrando de aspectos como melhora de dicção. “É um profissional fundamental para o desenvolvimento da educação”, afirmou.

Na área da educação, o vereador falou sobre o projeto que insere no cronograma oficial dos jogos escolares e universitários do Município de Sorocaba, a modalidade de jogos eletrônicos. Ele defendeu a importância da tecnologia aplicada na educação e falou sobre iniciativas de educação via metaverso, que está disponível em uma escola pública de Sorocaba, além da implantação do primeiro smart bairro público na cidade, pro meio de emendas parlamentares. “Queremos buscar uma cidade inteligente em todos os sentidos, além de humanizada”, disse.

Ítalo citou outro exemplo de aplicação de tecnologia na cidade, como sensores em caminhões de coleta de lixo para analisar a qualidade asfáltica do município. Ele também defendeu a desburocratização na cidade, para desafogar a administração e o facilitar o desenvolvimento da economia. Segundo ele, a cidade vem perdendo até mesmo a implantação de industrias no município por essa razão.

Outros temas apresentados pelo vereador foram o projeto para decretar a Academia Sorocabana de Letras como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Sorocaba, expansão do programa Bom Prato, aumento do efetivo da Polícia Militar, melhora de estrutura na área da saúde e implantação de VLT para interligação de cidades da região metropolitana.