De autoria do Executivo, a Lei 12.890 foi publicada no Jornal do Município
Foi publicada no Jornal do Município a Lei nº 12.890, de 28 de setembro de 2023, de autoria do Executivo, que desafeta um terreno no Jardim Ipatinga com o objetivo de transformá-lo em bem de uso especial para que possa ser destinado à construção de base da Guarda Civil Municipal com o objetivo de abrigar a Inspetoria de Operações Especiais e o Canil da Guarda (Base Iope/CGM). Com 2.373 metros quadrados, o terreno está localizado entre a Avenida Elias Maluf e a Rua Fernando Ribas Parra.
Na justificativa da lei, o Executivo afirma que a Inspetoria de Operações Especiais é um setor especializado, que dá apoio operacional às atividades de patrulhamento da Guarda Civil Municipal, intervindo em situações excepcionais e emergenciais. A inspetoria irá englobar as equipes do Canil da Guarda e poderá, quando solicitado, prestar apoio às outras forças de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil.
Ainda segundo o Executivo, a intenção é ter sedes da Guarda Civil Municipal e da Inspetoria de Operações Especiais em diferentes regiões da cidade, descentralizando o atendimento da corporação, o que irá otimizar o raio de cobertura e agilizar ações estratégicas. A área em questão será uma dessas sedes, podendo abrigar, além do Iope, o Canil e a Ronda Municipal, uma vez que terá espaço adequado, inclusive, para treinamento das equipes.