De acordo com o projeto do vereador, também está prevista a implantação de cercas elétricas nessas unidades e demais próprios municipais
As escolas e creches e as unidades de saúde, assim como os demais próprios do município, poderão contar com concertinas tipo ouriço e arames farpados e pontiagudos, bem como cercas elétricas, para proteção desses imóveis e dos munícipes que utilizam seus serviços. É o que estabelece o Projeto de Lei nº 285/2023, de autoria do vereador Silvano Jr. (Republicanos), apresentado na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária de terça-feira, 10.
“Não apenas Sorocaba, mas o Brasil inteiro, tem assistido a graves casos de violência nas escolas, como o assassinato covarde de crianças numa escola de Blumenau, em Santa Catarina, em abril deste ano. Esse tipo de violência também tem afetado as unidades de saúde, sem contar os furtos e roubos que são uma constante. Diante disso, nosso projeto de lei tem como objetivo levar mais segurança para as escolas e unidades de saúde, bem como outros próprios municipais”, explica Silvano Jr.
Para o vereador, é essencial preservar a integridade física dos alunos, professores e servidores públicos, bem como evitar depredações e furtos em escolas, creches, centros esportivos e unidades básicas de saúde, que, conforme enfatiza, causam enormes prejuízos aos cofres públicos e à população. “A implantação desses dispositivos de segurança que estamos propondo irá dificultar esses atos criminosos”, acredita Silvano Jr.
Após ser apresentado na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, o projeto de lei de – Silvano Jr. que prevê a implantação de equipamentos de segurança nos próprios municipais – foi encaminhado ao setor jurídico da Casa e, em seguida, será analisado pela Comissão de Justiça.