O vereador também falou sobre remanejamento de emendas para a saúde, incentivo ao circo e atendimento à população em seu gabinete e nos bairros
Os projetos de habitação e regularização fundiária pelos quais vem trabalhando como vereador e a proposta de estímulo à atividade circense foram temas abordados pelo vereador Caio Oliveira (Republicanos) em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 10, antes da sessão ordinária da Câmara de Sorocaba. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também falou sobre remanejamento de emendas para exames e consultas médicas.
"Temos um trabalho muito grande na área da habitação e, hoje, mais uma vez, vamos continuar fazendo história, por meio de um projeto de lei do Executivo sobre uma área do Ipanema Ville, onde habitam cerca de 200 famílias. O proprietário desse terreno, há muitos anos, ingressou na justiça para que houvesse a reintegração de posse e essas famílias fossem retiradas. Legalmente é um direito dele, pois a entidade é a dona do terreno e as famílias foram lesadas. Então, desde que fui ouvidor da Prefeitura, trabalhamos para evitar o despejo dessas famílias e o projeto que está sendo votado hoje permite a troca dessa área por áreas equivalentes”, explicou, discorrendo sobre projeto na pauta das sessões extraordinárias.
O vereador disse que outras 1.500 famílias estão sendo beneficiadas com a regularização fundiária em outros bairros, como Vitória Régia, Vila União, Fazendinha, Chácara do Lima, entre outras. “É gratificante trabalhar em prol das políticas de habitação. O impacto social é muito grande. As famílias já estão acostumadas naquela local, utilizam a escola, a UBS do bairro, o transporte público do bairro, então, mantê-las ali é importante. É o sonho da moradia digna, com água, energia elétrica e saneamento básico, que é um direito das pessoas”, afirmou Caio Oliveira, observando que, por meio de parcerias, a Prefeitura tem conseguido melhorar a vida dessas comunidades.
Ações na saúde – Na área da saúde, Caio Oliveira conta que conseguiu remanejar uma emenda parlamentar do então vereador Vitão do Cachorrão, hoje deputado estadual, que será destinada à realização de consultas e exames. “Esse remanejamento vai possibilitar a realização de 27.500 exames ambulatoriais, tanto de sangue quanto de urina, nas 33 Unidades Básicas de Saúde da cidade, beneficiando mais de 2.200 famílias”, contabiliza.
Caio Oliveira também discorreu sobre o Projeto Samuzinho, de sua autoria, a ser desenvolvido nas escolas municipais. “É uma conscientização das crianças acima de 4 anos sobre como funciona o Samu e qual a sua importância, inclusive como forma de evitar os trotes, que são cerca de 10% das ocorrências. Como os estudantes também vão aprender os primeiros socorros, eles também vão poder ajudar no socorro de um irmãozinho, de um parente, acionando o Samu, por exemplo”, disse Caio Oliveira, fazendo questão de enfatizar que a Lei nº 12.889, de 26 de setembro de 2023, que criou o Projeto Samuzinho, foi a primeira lei aprovada de sua autoria.
Arte circense – O vereador também explicou seu projeto de lei que cria políticas públicas para as atividades circenses. A proposta do projeto de Caio Oliveira é atrair para espaços públicos da Prefeitura Municipal a instalação de circos na cidade. Segundo ele, os valores dos aluguéis em terrenos particulares são muito altos e afastam muitos circos da cidade. Em contrapartida, ao alugar espaços públicos, os circos ofereceriam entrada gratuita para crianças autistas ou em situação de vulnerabilidade social. Para o vereador, essa parceria entre o município e os circos irá aumentar a oferta de circos na cidade, inclusive em bairro mais distantes, como o Parque São Bento. “E o município não terá nenhum custo, pelo contrário, vai arrecadar”, frisa.
Por fim, o vereador falou sobre o atendimento ao público que realiza em seu gabinete todas as segundas-feiras, “Já atendemos mais de 4 mil pessoas, tanto aqui no atendimento do gabinete quanto nas nossas visitas aos bairros com visitas in loco, uma vez que algumas pessoas não conseguem vir até o nosso gabinete”, afirmou Caio Oliveira.
A entrevista do vereador ao “Jornal da Câmara” da Rádio Câmara foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook), nas quase estará disponível na íntegra.