10/10/2023 15h06
atualizado em: 10/10/2023 13h13
Facebook

Proposta do vereador Dylan Dantas (PL), que também cria “Dia do Enxadrista Sorocabano”, segue para sanção 

Com o objetivo de estimular a prática do xadrez no Município, foi aprovado em definitivo, na sessão ordinária desta terça-feira, 10, o Projeto de Lei nº 250/2023, de autoria do vereador Dylan Dantas (PL), que institui o “Dia do Enxadrista Sorocabano”, a ser comemorado anualmente no dia 1º de novembro. A proposta também autoriza a realização do Circuito Sorocabano de Xadrez.

Além de promover o xadrez, a data busca a valorização das competições de xadrez e reconhecer a importância desse esporte na formação intelectual, estratégica e social dos cidadãos sorocabanos. Por sua vez, o Circuito Sorocabano de Xadrez, previsto na proposta, abrangerá diversas modalidades do xadrez, incluindo partidas individuais, por equipes, rápidas, partidas blitz, entre outras, promovendo a diversidade e o desenvolvimento técnico dos enxadristas locais.

O Circuito Sorocabano de Xadrez poderá ser organizado tanto pela iniciativa privada como em parceria com o poder público, visando à criação de um ambiente propício para a prática e competição do xadrez em Sorocaba. Para tanto, o poder público poderá estabelecer parcerias com instituições de ensino, clubes de xadrez, associações esportivas e entidades afins.

Ao defender o projeto no plenário, durante sua tramitação, o autor destacou que o xadrez é um esporte que promove o desenvolvimento do raciocínio lógico, estratégico e a capacidade de tomada de decisões. Também enfatizou que a prática de hobbies, como o xadrez, fortalece vínculos familiares e de amizade. “Temos o objetivo de dar voz a muitas categorias esportivas e temos feito isso com várias delas e, particularmente, eu sou um amante do xadrez”, afirmou.

Na justificativa do projeto, Dylan Dantas também destaca que Sorocaba possui uma rica tradição enxadrística, sendo o berço do renomado Xadrez Clube Sorocaba, fundado em 1º de novembro de 1935, daí o motivo de escolha dessa data para instituir o Dia do Enxadrista Sorocabano. Por ter sido aprovado com emenda da Comissão de Justiça, suprimindo dispositivo que determinava ao Executivo a realização de parcerias e, assim, evitando inconstitucionalidade, o projeto teve de passar pela Comissão de Redação e, agora, com a aprovação final, segue para sanção.